Justiça transforma em réus 42 membros de facção criminosa no RS

A Justiça de Novo Hamburgo transformou em réus 42 integrantes de uma facção de tráfico que age no Vale do Sinos e em cidades do Centro-Sul gaúcho. Na denúncia, a Promotoria Especializada Criminal listou líderes do grupo, como Alexandre Moraes da Silveira, o “Beiço” ou “Io”; Márcio Moraes da Silveira, conhecido como “Mais Novo”, “Nanico” ou “Menino” e Cristiano Moraes da Silveira, o “Tiano”. Os três também foram denunciados por tráfico de drogas. A 2ª Vara Criminal de Novo Hamburgo acolheu a representação.
Segundo o promotor Gerson Daiello Moreira, a investigação, que durou dez meses, apontou que os irmãos Alexandre e Márcio eram os chefes da facção, distribuindo e vendendo cocaína e crack, atribuindo tarefas e concedendo regiões para o exercício do tráfico no varejo a integrantes do grupo em escalões inferiores.
Ainda durante a investigação, o Ministério Público apurou que os principais líderes do bando, com o dinheiro do tráfico, adquiriram 20 imóveis de alto padrão e 18 veículos de luxo, avaliados em quase R$ 8 milhões. Os bens foram sequestrados a pedido da Promotoria.
Durante o cumprimento de 45 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão preventiva de integrantes do grupo, em 12 de dezembro do ano passado, outros bens foram identificados como pertencentes aos infratores. As ações ocorreram em Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga, Parobé, Canela, Butiá, Minas do Leão e Charqueadas. Os “laranjas”, que emprestaram os nomes para o registro também vão ser denunciados pelo crime de lavagem de dinheiro.