Desfiles de Carnaval de Porto Alegre devem ocorrer só em fim de março

Os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre vão ficar mesmo para o fim de março, em 2018, repetindo o que ocorreu no ano passado. Foi o que definiu uma reunião entre as agremiações dos grupos especial e de acesso com representantes da Prefeitura Municipal, no início da tarde desta quarta-feira. O Complexo Cultural do Porto Seco deve receber os desfiles em duas noites, nos dias 23 e 24.
Uma empresa parceira, ainda não divulgada, vai assumir o orçamento da festa, estimado em R$ 2 milhões. Em contrapartida, esse empreendedor vai poder utilizar o Porto Seco durante os 12 meses seguintes.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liespa), Juarez Gutierres de Souza, salienta que o Carnaval de Porto Alegre significa uma afirmação cultural, resultante de um trabalho extenso e sem apoio da Prefeitura.
“Nossa caminhada tem sido muito difícil desde que a Prefeitura nos disse, em janeiro do ano passado, que o Carnaval não receberia mais qualquer tipo de apoio. Neste momento (2017), não fizemos um carnaval de superação, mas de afirmação na nossa importância. Temos obrigação de, a cada ano, fazer um desfile para ressaltar nossa cultura”, disse Gutierres.
Com a Prefeitura, fica mantida a responsabilidade pela manutenção do Porto Seco para os desfiles de março, no que se refere a iluminação, reparação do asfalto e capina. Para os anos seguintes, o Paço Municipal deve abrir licitação para que uma empresa privada assuma a manutenção do local.
A escolha da corte oficial do Carnaval ocorre em 17 de janeiro. Já as Descidas da Borges, no Centro da Capital, foram agendadas para 23 de fevereiro e 9 de março, também com financiamento privado não definido. Os ensaios técnicos ocorrem em 22 de março e apuração na segunda-feira, 26, às 16h, no mesmo local.
Mais detalhes devem ser definidos em uma próxima reunião, marcada para a semana que vem.
Veja o calendário oficial:
Dias 26 e 27 de janeiro
Mostra de sambas enredo
Local: Quadra da Imperatriz Dona Leopoldina
Dia 23 de fevereiro e 9 de março
Descidas da Borges
Local: avenida Borges de Medeiros
Dia 22 de março
Muamba
Local: Complexo Cultural do Porto Seco
Dia 23 de março
Série Prata
Local: Complexo Cultural do Porto Seco
Dia 24 de março
Série Ouro
Local: Complexo Cultural do Porto Seco
Dia 07 de abril
Estandarte de Ouro
Local: Barracão da Liespa no Complexo Cultural do Porto Seco
Relembre
A primeira edição dos desfiles fora de época ocorreu no ano passado, quando as escolas se apresentaram na semana de aniversário de Porto Alegre, em fim de março. Também em 2017, a Prefeitura da Capital cortou as verbas do evento, alegando crise financeira. A tendência é de que desfiles temporões também ocorram em 2019.
De acordo com o presidente Liespa, até 2016, a Prefeitura vinha custeando 60% do Carnaval.
*Com informações da repórter Jéssica Moraes