Familiares tentam liberação de corpos dos gaúchos que morreram afogados no Uruguai

Familiares dos dois professores universitários que morreram afogados no litoral uruguaio, nesse final de semana, aguardam a liberação dos corpos para trazê-los ao Brasil. Segundo Leonardo Pujol, amigo e sócio de Robson Pandolfi, 31 anos, nesta terça-feira (8) a família terá novas informações sobre o velório e o local de cremação dos amigos.
O ex-professor da Uniritter estava com Alexandre Batista, 38 anos, na praia de Portezuelo, em Maldonado, a cerca de 40 km de Punta Del Este. Conforme o jornal uruguaio Semanário, os amigos se afogaram no último sábado após salvar um menino de dez anos, sobrinho de Pandolfi, que conseguiu sair da água com vida.
Pujol comentou que o corpo de Pandolfi poderá ser trasladado de avião até Concórdia (SC) e, depois, será velado em Mariano Moro, no Norte gaúcho, cidade natal do jornalista. Abalado com a situação, o sócio do professor garante que o mais importante neste momento é o apoio à família. “Precisamos dar suporte para o pai dele e à namorada, que estavam juntos no momento do acidente. Além disso, ele era filho único e a mãe ficou no interior. Quanto ao trabalho, seguiremos normalmente, apesar de que, sem o Robson, nunca mais será a mesma coisa”, lamenta Pujol.
Pandolfi era formado em Jornalismo, sócio-diretor da agência de conteúdo República e foi professor universitário na UniRitter, onde lecionou nos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo. Vinha se especializando em Jornalismo de Dados e em 2015, pela revista Amanhã, foi um dos vencedores do Grande Prêmio Heitor Stockler de França, do Sistema Fiep. Ele deixou esposa. A outra vítima, Alexandre, nasceu em Viamão, era casado e dava aula de História na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O velório dele deve ocorrer em Marechal Cândido Rondon, onde residia.
A tragédia
Segundo a imprensa uruguaia, a dupla pode ter sido arrastada por uma corrente marítima e não conseguiu retornar à areia. A Prefeitura de Maldonado tentou fazer o resgate ainda no sábado, mas não encontrou Pandolfi e Batista. O jornal Semanário disse ainda que os três entraram no mar em um horário sem expediente de guarda-vidas na praia.