Primeiro dia do vestibular da Ufrgs tem provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira

Mais de 32 mil pessoas fazem vestibular da Ufrgs | Foto: Guilherme Testa/Correio do Povo
Mais de 32 mil pessoas fazem vestibular da Ufrgs | Foto: Guilherme Testa/Correio do Povo

Com 32.438 inscritos na disputa por uma das 4.017 vagas, o vestibular 2018 da Ufrgs teve início na manhã de domingo com a aplicação das provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna. A universidade prorrogou em 15 minutos o início da prova, devido ao trânsito intenso, principalmente no Campus do Vale. Para a segunda-feira, o concurso segue os horários previstos: candidatos têm até as 8h para comparecer às escolas, sendo que a prova inicia às 8h30min. O concurso está sendo realizado em 55 escolas de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.
Em Porto Alegre, com 28.534 inscritos, o movimento foi acentuado nos 46 locais de prova. A maior movimentação ficou nos próprios prédios da universidade, que preparou-se para receber 5.914 candidatos nos campus do Vale I e II e ainda da Agronomia. Nesse sentido, a EPTC determinou reforço nos horários das linhas de ônibus que atendem ao Campus do Vale.
Já no Colégio Bom Conselho, na rua Ramiro Barcelos, o auge da chegada dos vestibulandos ocorreu em torno das 7h30min segundo monitoramento dos agentes da EPTC que orientavam o trânsito na área desde 6h50min. Em alguns momentos o tráfego ficou congestionado. Muitos pais acompanhavam os filhos. Vários cursinhos pré-vestibulares concentravam-se no local para divulgação. Perto das 8h20min já não restava mais ninguém em frente do estabelecimento de ensino. Nenhum retardatário apareceu quando o prazo de entrada no prédio encerrou-se.
O gabarito será divulgado no final da tarde e pode ser conferido no site da universidade. Nesta segunda-feira haverá a prova de Língua Portuguesa e Redação; na terça-feira está prevista a prova de Biologia, Química e Geografia, e na próxima quarta-feira o encerramento será com a prova de História e Matemática. Os 32.438 inscritos estão divididos em 19.171 do sexo feminino e 13.267 do sexo masculino. Uma novidade este ano é a inclusão de cotas para pessoas com deficiência.
A Ufrgs alerta os vestibulandos para que estejam atentos nas provas aplicadas nos dias de semana devido ao trânsito ser mais intenso do que no domingo, o que pode resultar em engarrafamentos. A orientação é que os candidatos saiam de casa um pouco mais cedo para evitar transtornos e atrasos.