Cármen Lúcia vistoria presídio em Aparecida de Goiânia na segunda-feira

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, vistoria, na próxima segunda-feira, a Colônia Agroindustrial do Complexo Penal de Aparecida de Goiânia (GO), presídio onde nove detentos morreram e 14 ficaram feridos após uma rebelião na segunda-feira.
O motim levou a ministra a determinar, na terça-feira, o envio, pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), em 48 horas, de um relatório com informações sobre as condições do presídio.
Representantes do Tribunal de Justiça de Goiás, do Ministério Público e da Defensoria Pública estaduais e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) inspecionaram na quarta-feira o complexo. Integrantes da comitiva foram informados por presos e diretores que uma rixa entre membros de grupos criminosos rivais foi uma das causas do confronto.
Após a rebelião, o governo de Goiás anunciou um pacote de medidas emergenciais para melhorar as condições do sistema prisional do estado, como a contratação de 1,6 mil vigilantes prisionais temporários, além de mudanças legislativas para dar autonomia administrativa aos presídios.