Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Workshop da CDL POA ensina como transformar ‘olhadores’ em compradores

Atrair o olhar do cliente é mais do que expor produtos e realizar promoções. Existem diversas estratégias para uma vitrine de sucesso que tornam os ‘olhadores’ em compradores da empresa. Para ajudar os comerciantes a desenvolver suas vitrines, a CDL Porto Alegre realiza o workshop gratuito Visual Merchandising – A arte de transformar “olhadores” em “compradores”, no dia 23 de julho, de forma online.

O treinamento é ministrado por Luiza Issler, arquiteta especialista em Visual Merchandising e Arquitetura Comercial e cofundadora da Vitrine Perfeita. O conteúdo programático é composto por quatro tópicos principais:

  • Os 7 Erros Mais Comuns na Vitrine Física;
  • Por que Investir na Vitrine?
  • Os 3 Pilares da Vitrine de Sucesso;
  • Como Planejar as Vitrine ao Longo do Ano;

Conforme Luiza, “o visual merchandising ajuda a conversar com o cliente sem dizer uma palavra. Afinal, ele é formado por um conjunto de técnicas que organiza, valoriza e direciona o olhar para o que realmente importa, o produto. A partir desse cuidado a loja ganha uma identidade, melhora a experiência do consumidor, que fica mais tempo nela e aumenta a possibilidade de venda do produto”.

Segundo pesquisa da POPAI (Point of Purchase Advertising International), até 85% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, reforçando a importância de uma exposição atrativa e estratégica. Outro dado vem da Retail Design Institute, que aponta que um bom trabalho de Visual Merchandising pode aumentar as vendas em até 40%, dependendo do segmento e da execução.

O Workshop Visual Merchandising – A arte de transformar “olhadores” em “compradores” é gratuito e tem vagas limitadas. Ele acontecerá no dia 23 de julho (quarta-feira), de forma online, das 18h30min às 21h. As inscrições podem ser feitas por meio do WhtasApp (51) 98021-9515.
 

Últimas Notícias