
Inaugurada no dia 15 de outubro, a Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio, construída pelo projeto WimBelemDon em parceria com o Instituto Jama, ultrapassa a marca de 1 mil livros emprestados em seus primeiros trinta dias de funcionamento. O primeiro equipamento cultural, educacional e esportivo da região de Belém Novo, zona sul de Porto Alegre, funciona diariamente das 12h às 20h na Praça Carlos Santa Helena, e já recebeu mais de 2,5 mil visitas neste período e teve cerca de 380 leitores cadastrados.
Com um acervo de 2,9 mil livros, os mais escolhidos para retirada foram os contos principalmente de literatura infantil, evidenciando o uso do espaço por parte das crianças e adolescentes da comunidade. Além dos empréstimos, o espaço construído a partir de quatro contêineres com 12 metros de comprimento tem capacidade de receber ações de escolas públicas da região, que soma atualmente 4,6 mil alunos matriculados. Nesse primeiro mês foram 40 ações culturais e educativas realizadas, recebendo mais de 250 participantes.
Foram ainda realizados dois encontros do projeto “Literatura às margens: formando mediadores de leitura na educação pública”. Com a mediação de educadores das escolas estaduais Evarista Flores da Cunha e Nehyta Martins Ramos, a oficina para “mediação de leitura e a utilização do livro em sala de aula” resultou em 34 profissionais capacitados.