Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

WimBelemDon comemora seus 25 anos nesta sexta

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: 2-1-scaled-1.jpg

O WimBelemDon, que se destaca por promover a transformação social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, celebra 25 anos nesta sexta-feira, 31. A iniciativa teve início em outubro de 2000, quando o fotógrafo Marcelo Ruschel alugou uma quadra de tênis no bairro Belém Novo, com objetivo de desenvolver um projeto social para crianças do bairro e arredores.

Durante estes anos, a ONG passou da oferta semanal de duas atividades (tênis e leitura) para um atendimento diário no contraturno escolar que envolve uma equipe multidisciplinar que conta com mais de 50 pessoas entre funcionários, voluntários e estagiários e oferece atividades esportivas, culturais, pedagógicas e socioemocionais, além de duas refeições. Os 93 jovens atendidos atualmente nessa modalidade somam-se a outros 130 beneficiados pelo projeto Tattoo Tênis que leva, semanalmente, atividades de tênis para alunos de escolas públicas da região, matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental.

Para marcar seus 25 anos o WimBelemDon inaugurou, no último dia 15 de outubro, a Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio, um projeto viabilizado em parceria com o Instituto Jama, que se torna o primeiro equipamento cultural, educacional e esportivo da região de Belém Novo, zona sul de Porto Alegre. A biblioteca, localizada na Praça Carlos Santa Helena, funciona diariamente das 12h às 20h e atende toda a comunidade. Além do empréstimo de livros, o espaço estará à disposição para ações de escolas públicas da região (são aproximadamente 4.600 alunos matriculados) e, em breve, será palco de oficinas e encontros culturais, assim como a praça, que receberá oficinas esportivas. A ideia da organização é replicar, para a comunidade, a oferta de atividades que são hoje oferecidas aos educandos do WimBelemDon.

Segundo o fundador e superintendente do WimBelemDon, Marcelo Ruschel, este é um momento mágico na história da organização. “São inúmeras as mensagens de felicitações e ações de apoio que temos recebido desde a inauguração da biblioteca. São pessoas e organizações de todos os lugares que estão felizes com a gente por esse momento. Seja pessoal ou virtualmente (as interações em nossas redes sociais ultrapassaram meio milhão neste mês) há uma unanimidade de que o que estamos fazendo aqui é inovador e impactará positivamente o nosso entorno. Chegar aos vinte e cinco anos podendo ampliar a nossa atuação é um grande sonho que estamos realizando.”

Últimas Notícias