Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

WimBelemDon inicia comemorações de seus 25 anos com inauguração de biblioteca comunitária

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-10-14-at-08.20.09.jpeg

Para marcar seus 25 anos, a ONG WimBelemDon inaugura a Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio, um projeto viabilizado através do Instituto Jama, que se torna o primeiro equipamento cultural, educacional e esportivo da região de Belém Novo, zona sul de Porto Alegre. A cerimônia de abertura ocorrerá na manhã do dia 15 de outubro, na quadra esportiva da Praça Carlos Santa Helena, dando início a uma programação especial voltada à comunidade local.

O novo espaço pretende receber a comunidade do entorno, que chega a 15 mil pessoas, nas suas programações e também vai estar aberta à visitação de escolas próximas, que atendem cerca de 4.600 alunos da rede pública municipal e estadual. O propósito da biblioteca é oportunizar a inclusão de todos os interessados na sua utilização, além de proporcionar uma possibilidade de extensão para atividades de educação.

A inauguração em Belém Novo integra uma série de iniciativas do Instituto Jama que promovem o lugar de destaque e de renovação das bibliotecas como pólos de convivência, aprendizagem e transformação social. A primeira delas foi inaugurada em 2022, no Parque Germânia. Para Adriana Lanzarini, diretora executiva do Instituto Jama, a entrega da nova biblioteca representa um marco no compromisso com a educação e com as comunidades.

“Essa entrega é muito significativa para o Instituto Jama, pois representa a importância de se investir em espaços que resgatem e potencializem o hábito da leitura em um ambiente atrativo, especialmente criado para que as experiências sejam valiosas para todos que passarem por lá. Em um mundo de múltiplos estímulos digitais, oferecer tempo para leitura com mediação adequada fará toda a diferença no desenvolvimento dos alunos das escolas da região e da comunidade do entorno.”

A inauguração da biblioteca também marca o início de uma programação cultural gratuita, que acontece entre os dias 15 e 31 de outubro, incluindo apresentações musicais, teatro, exibições de filmes, palestras e bate-papos. Entre as atrações confirmadas estão: Orquestra Jovem Recanto Maestro, sessões de cinema com o diretor Jorge Furtado e o músico Hique Gomez, o espetáculo Mini Beatles, bate-papo com o tenista Bruno Soares e apresentação de dança do grupo Restinga Crew. A programação completa pode ser conferida em wimbelemdon.com.br e no Instagram @wimbelemdon.

Para Cristiano Santarem, gerente de comunicação do WimBelemDon, o momento é simbólico e histórico. “Das tantas histórias que já vivemos nesses 25 anos, essa é com certeza uma das mais especiais. A parceria com o Instituto Jama permitiu realizarmos um antigo sonho: termos em nosso território uma biblioteca comunitária que vai transformar o cenário cultural da região. A programação desta segunda quinzena de outubro é uma amostra do que pretendemos oferecer daqui para frente.”

O encerramento das atividades, no dia 31 de outubro, será com o tradicional HalloWeenBelemDon, festa que une a comemoração do aniversário da organização à celebração do Halloween.

Últimas Notícias