
O vereador Rafael Fleck (MDB) vai assumir a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb). Atual titular, Professor Vitorino (MDB) vai concorrer para deputado estadual nas eleições de 2026. A decisão exige um substituto para a posição, uma vez que candidatos não podem exercer cargos no Executivo. À reportagem, o parlamentar porto-alegrense confirmou a mudança, que será oficializada em reunião com a Prefeitura nesta terça-feira, no dia 27 de janeiro.
Vitorino foi eleito vereador em 2024 e se licenciou para assumir a pasta. Com o iminente fim do recesso parlamentar, ele retornará para a Câmara de Porto Alegre visando a disputa eleitoral. Fleck, por outro lado, terá que abrir mão de sua pré-candidatura para deputado federal.
O retorno do secretário para o Legislativo faria Idenir Cecchim (MDB) – suplente e atual líder do governo – perder o seu mandato. Contudo, a sua permanência foi articulada através da nomeação de Fleck para o cargo.
O prazo de desincompatibilização é 4 de abril, conforme prevê a legislação eleitoral. A troca no secretariado, porém, será consumada já no dia 31 de janeiro.
Fonte: Rodrigo Stolzmann / Correio do Povo
* supervisão Mauren Xavier