O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de ventos costeiros, a partir do meio-dia deste sábado, se cumpriu a partir deste horário na orla do litoral Norte gaúcho, assustando muitos veranistas que pouco a pouco começam a ocupar esta região gaúcha. Uma estação do Inmet em Capão da Canoa chegou a registrar marcas de 34,2 quilômetros por hora e rajadas de 56,8 quilômetros por hora às 14h. Em Tramandaí, outra estação do Inmet aferiu 36 quilômetros por hora de ventos e 52,5 quilômetros por hora no mesmo momento.
Com isso, o mar é agitado e poucos se arriscam no banho, apesar de o oceano apresentar cor clara. Este, com efeito, é o primeiro final de semana de veraneio, causando a estes visitantes, portanto, uma sensação de boas-vindas não muito bem desejada. No entanto, o nordestão, como este vento mais intenso é conhecido, intimidou os recém chegados, que lotam, por exemplo, a orla de Capão da Canoa no início desta tarde. Guarda-sóis e gazebos precisaram ser reforçados na areia, e alguns poucos visitantes desistiram de permanecer em meio à ventania.
Quem fez a festa foram os praticantes de paraglider, que aproveitaram os ventos intensos para voar em meio às ondas, rasgando a orla dentro do mar, garantindo também a atenção dos veranistas na areia. O alerta do Inmet é de cor laranja, indicando perigo, com aviso de movimentação de dunas de areia sobre construções na orla. O aviso, válido até o meio-dia deste domingo, é válido para todo o litoral gaúcho, incluindo a Costa Doce e a área da Lagoa dos Patos, e até mesmo a região do Guaíba, em Porto Alegre e região.
Inclui ainda a área litorânea de Santa Catarina, de Passo de Torres a Imbituba. Em caso de necessidade, a população pode contatar as Defesas Civis locais pelo telefone 199. Conforme a MetSul Meteorologia, o calor já presente no litoral deve permanecer em todo o Rio Grande do Sul devido à presença de uma massa de ar quente, porém pode haver mudanças no tempo neste domingo, com a presença de temporais.
Fonte: Felipe Faleiro/Correio do Povo