A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, nesta quinta-feira, repercutiu entre os deputados federais gaúchos. A decisão Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e o voto dos cinco magistrados foi comentada nas redes sociais pelos parlamentares, da esquerda a direita. As manifestações, a depender do viés do deputado, são de comemoração ou críticas aos ministros e ao julgamento.
Confira alguns comentários:
Entre os apoiadores do ex-presidente, reação foi de indignação, com comentários classificando o julgamento como parcial.
🚨 Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro!
— Bibo Nunes (@bibonunes1) September 11, 2025
Com o voto de Cármen Lúcia, a narrativa da “trama golpista” avança em um julgamento claramente político e parcial.
⚖️ Um processo conduzido sem imparcialidade, onde o ódio substitui a justiça!
👉 O povo não pode se… pic.twitter.com/bErmOZ7ddu
Bolsonaro condenado há 27 anos SEM PROVA, SEM CRIME e também SEM GOLPE.
— Giovani Cherini (@giovanicherini) September 12, 2025
Lula DEScondenado COM CRIME, COM PROVAS, COM MENSALÃO, ocupa o cargo de presidente da República e afunda cada dia mais o nosso país!
Vergonha!!!
O golpe de Estado que vem sendo dado e consolidado pelo STF desde 2019 cumpriu hoje mais uma de suas etapas.
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) September 12, 2025
A farsa que acaba de condenar Bolsonaro a 27 anos de cadeia foi desmontada ontem por Fux – e o será também pela história.
Não descansarei até que isso aconteça.
Os parlamentares também reforçaram o discurso da anistia, proposta que vem sendo articulada no Congresso.
A condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos de reclusão, em regime fechado, só confirma que não tivemos processo, mas algo encomendado para o extermínio de opositores. Anistia tem, sim, autorização constitucional e por isso será, o quanto antes, tratada pelo parlamento brasileiro.
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) September 11, 2025
Podem tornar Bolsonaro inelegível
— Zucco (@deputadozucco) September 12, 2025
Podem censurar Bolsonaro
Podem prender Bolsonaro
Mas nada vai parar o que ele começou. Bolsonaro não é apenas um homem, ele é um sentimento que existe dentro de milhões de brasileiros.
Agora, começa um novo capítulo: pela liberdade de…
Clima de festa
Na outra ponta, deputados da base e que foram oposição ao ex-presidente comemoraram a decisão dos ministros.
🚨JAIR BOLSONARO CONDENADO!
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) September 11, 2025
Com o voto de Cármen Lúcia o placar do STF fica em 3×1. A corte já tem maioria para condenar Bolsonaro e os generais traidores pela tentativa de Golpe de Estado.
O Brasil, que luta há anos por justiça, terá nessa sentença um marco histórico para o… pic.twitter.com/lslkuLLzb2
27 anos e 3 meses de prisão para Bolsonaro! O chefe do golpe agora sente o peso da Justiça. Quem atentou contra o povo, contra Lula e contra a democracia, paga. Não esqueceremos: #SemAnistia!
— Maria do Rosário (@mariadorosario) September 11, 2025
As manifestações de celebração também contaram com reforços a necessidade de defesa da democracia e críticas à ditadura militar brasileira, instalada em 1964.
A democracia venceu!
— Denise Pessôa (@denisespessoa) September 11, 2025
🚨 Histórico: STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Ninguém está acima da Constituição e a democracia brasileira resiste a quem tentou golpeá-la. Pela primeira vez na história, um ex-presidente é condenado por tentativa de golpe de…
ACABOU! BOLSONARO CONDENADO!
— Daiana Santos (@daianasantospoa) September 11, 2025
O Ministro Cristiano Zanin acaba de votar pela condenação de Jair Bolsonaro por comandar a organização criminosa armada que tentou derrubar a democracia! Com isso, o julgamento termina em 4 a 1.
Um momento histórico, que reforça a importância da… pic.twitter.com/TbIu40GYmj
VIVA @dilmabr, Rubens Paiva, Stuart Angel, Herzog, Manoel Fiel Fº, Amelinha Teles, Luiz Eurico Lisbôa, Paulo Freire, Brizola, Miguel Arraes, Chico Buarque, @caetanoveloso, @gilbertogil e todos os outros heróis e todas as outras heroínas que ditadura matou, torturou e exilou. pic.twitter.com/WGagWdxYUv
— Bohn Gass (@BohnGass) September 11, 2025
Senadores
Entre os senadores gaúchos, Luis Carlos Heinze (PP) e Hamiltom Mourão (Republicanos), ex-vice-presidente de Bolsonaro, as citações seguiram a mesma linha dos deputados aliados ao presidente, com críticas ao julgamento e acusação de perseguição a Bolsonaro.
1/4 – O STF só confirmou o que já sabíamos desde o início: Bolsonaro estava condenado antes do julgamento começar.
— Luis Carlos Heinze (@Heinzeoficial) September 11, 2025
Não é sobre justiça: o objetivo é sufocar uma liderança que mobiliza milhões pelas ruas do país.
Hoje, lamentavelmente, temos a confirmação de que parcela da justiça brasileira se tornou instrumento e arma da vingança política. Tristes, nós patriotas assistimos um processo viciado, uma farsa jurídica!
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) September 11, 2025
A sentença contra Bolsonaro e seu núcleo de assessores mais próximos, em… pic.twitter.com/jgv2DYOLE5
Enquanto isso, Paulo Paim (PT), único senador da base do governo e de oposição à Bolsonaro, defendeu a condenação como um processo de “exorcizar os fantasmas do autoritarismo”.
Por 4 a 1, o Supremo decidiu condenar os acusados de tentativa de golpe de Estado e outros crimes. O Brasil está passando a limpo a sua história, exorcizando os fantasmas do autoritarismo, em defesa do Estado Democrático de Direito, da soberania, da independência dos Três Poderes…
— Senador Paulo Paim (@paulopaim) September 11, 2025
Fonte: Correio do Povo