Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Usaflex está entre as 25 melhores franqueadoras do Brasil

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Evento-sera-focado-em-liderancas-empresariais-Foto-Freepik.jpg

A Usaflex, referência nacional em calçados femininos que unem conforto, beleza e tecnologia, foi reconhecida entre as 25 melhores franqueadoras do Brasil no prêmio TOP 25 do Franchising Brasileiro 2025, promovido pelo Grupo BITTENCOURT durante o evento BCONNCTED, em São Paulo. Considerado o maior encontro de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina, o evento reuniu marcas de diferentes setores para discutir estratégias de expansão e inovação.

Com o tema “Decifrando o código do crescimento”, a premiação destacou redes que vêm se expandindo de forma consistente, com base em inovação, inteligência estratégica e sustentação operacional, critérios que têm guiado o crescimento da Usaflex nos últimos anos. De acordo com Elbio Armiliatto, diretor de Franquias da Usaflex, o desempenho da marca está apoiado em três pilares: inovação em produto, rentabilidade para os franqueados e suporte próximo às operações.

“Esse prêmio é o resultado de um trabalho consistente, que combina inovação, rentabilidade e relacionamento próximo com nossos parceiros. Estamos constantemente aprimorando nossos processos e tecnologias para garantir a melhor experiência possível para franqueados e consumidores”, destaca o executivo.

Nos últimos anos, a empresa implementou soluções voltadas à eficiência da operação, como o sistema de reposição automática dos produtos mais vendidos, que evita rupturas de estoque, e o uso de inteligência artificial para avaliar a qualidade do atendimento nas lojas. As iniciativas têm contribuído para aprimorar a experiência dos consumidores e fortalecer o relacionamento entre a marca e sua rede. 

Com a meta de chegar a 500 unidades nos próximos quatro anos, a marca projeta atingir 370 operações em funcionamento ainda em 2025. A expansão acontece de forma gradual, com diferentes modelos de franquia e foco na rentabilidade de cada ponto de venda. “Nosso foco é crescer de forma sustentável, oferecendo aos franqueados um negócio sólido, inovador e rentável, e aos consumidores, produtos que unem conforto, tecnologia e design”, completa Armiliatto.

Além da expansão da rede física, a empresa também investe na integração entre os canais físico e digital, criando uma jornada de compra mais fluida e alinhada às novas formas de consumo. Essa transformação tem aproximado a marca de um público cada vez mais conectado, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento com suas franqueadas.

Últimas Notícias