
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas estão com restrição de atendimento e apenas pacientes classificados como fichas amarela, laranja ou vermelha recebem assistência. A decisão de não atender fichas azul e verde foi tomada em assembleia coordenada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em 2 de setembro, devido ao atraso no pagamento de julho pela Dotmed, além de problemas nas condições de trabalho. A restrição nos atendimentos teve início na quinta-feira.
De acordo com o Simers, o movimento de restrição dos atendimentos, que começou no Hospital Universitário e agora se estende para as cinco UPAs do município, acontece devido à dificuldade em encontrar profissionais que se submetessem às escalas, sem garantias de que receberão pagamentos no final do mês. Ou seja, para o presidente do Sindicato, Marcelo Matias, é um efeito dos incontáveis atrasos nas remuninerações dos médicos. Os pacientes que buscam atendimento nas UPAs, e são classificados como fichas azul ou verde, estão sendo orientados a ir às Unidades Básicas de Saúde.
Posição da prefeitura de Canoas
Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que notificou o IB Saúde, empresa responsável pela gestão das UPAs da cidade, para que mantenha completas todas as escalas de trabalho dos médicos que atuam nestas unidades e para que o atendimento da população aconteça normalmente conforme estabelecido em contrato.
A Prefeitura ressalta que tem recebido diariamente informações da presença de médicos em todas as unidades, e não tem sido notificada com antecedência sobre as faltas de profissionais nas UPAs, o que tem dificultado a normalização ágil das escalas de trabalho. O pagamento destes profissionais é de responsabilidade da empresa gestora. O Município tem buscado garantir o repasse de recursos para a quitação de todos os seus débitos junto ao IB Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde reforçou, ainda na semana passada, com apoio da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, as equipes das unidades de saúde Mathias Velho e Caic, que atuam como retaguarda das UPAs Liberty Dick Conter e Boqueirão, respectivamente, e o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) também tem atuado como retaguarda das UPAs conforme a necessidade.