
Foi reaberta, neste sábado, a unidade de saúde da Vila Farrapos, na zona Norte de Porto Alegre. Situado na rua Graciano Camozzato, o local foi atingido por chuvas e enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no ano passado e, por isso, permaneceu inativo por quase 18 meses.
A retomada das atividades ali ocorre no chamado Dia D da Multivacinação, que soma 132 unidades e dois postos de saúde abertos na Capital até o final da tarde. O foco é vacinar crianças e adolescentes de até 15 anos.
Estiveram presentes na Vila Farrapos o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, trabalhadores da área, lideranças comunitárias e moradores da região. O grupo realizou uma vistoria no lugar, em um ato simbólico de devolução da unidade à comunidade.
A recuperação da unidade foi realizada com recursos federais destinados à calamidade pública e, também, com emendas parlamentares. As obras incluíram reparos estruturais, substituição de mobiliário e equipamentos danificados pela água, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, troca de pisos e adequações internas, garantindo mais segurança e conforto a usuários e profissionais.
De acordo com o titular da Saúde, os investimentos na operação chegam a R$ 1,5 milhão. “Durante as enchentes, perdemos absolutamente tudo o que tínhamos dentro da unidade. Essa entrega é um novo recomeço. Com isso, mostramos que Porto Alegre se reergueu e já está em outra fase. Os episódios ruins serviram para potencializar o trabalho integrado e a dedicação das equipes”, disse Fernando Ritter.
Ainda na zona Norte da Capital, as unidades Asa Branca, Navegantes, Fradique Vizeu e Vila Elizabeth também já foram reformadas e reabertas. Já na Ilha dos Marinheiros, no bairro Arquipélago, uma estrutura provisória em tenda, no valor de R$ 303,4 mil, opera desde agosto enquanto é definido um novo modelo de construção definitivo.
Fonte: Correio do Povo