
A União dos Vereadores do Brasil (UVB) divulgou nota de pesar e prometeu uma mobilização nacional contra os crimes de feminicídio após a morte de Roseli Vanda Pires Albuquerque, 47 anos, neste sábado. Ela exerceu dois mandados consecutivos na Câmara de Nova Prata, em 2016 e 2020, sendo a vereadora mais votada do município no segundo pleito.
O comunicado da UVB aponta que o crime, além de feminicídio, também constitui um ataque à democracia. A entidade ainda destaca que lançará uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, com mobilizações envolvendo o Poder Legislativo Municipal de todo o país.
O crime ocorreu na avenida Presidente Vargas, área central de Nova Prata, por volta das 3h30min. Segundo a Brigada Militar, a mãe da vítima acionou a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar após receber uma mensagem dela no WhatsApp. Uma guarnição foi enviada ao apartamento onde ela morava, encontrando os corpos dentro do imóvel.
De acordo com a investigação, o casal permaneceu unido por quase 30 anos, mas estava separado há cerca de seis meses. Não havia registros de medida protetiva de urgência entre as partes. Deixam um filho de 26 anos.
A Polícia Civil apura o caso como feminicídio seguido de suicídio. Conforme a delegada titular da DP de Nova Prata, Liliane Pasternak Krann, o homem ainda tinha as chaves do apartamento da ex-esposa, mesmo após ter deixado de morar no mesmo local que ela.
Leia a nota da UVB
A União dos Vereadores do Brasil (UVB) manifesta seu mais profundo repúdio e indignação diante do brutal assassinato da ex-vereadora Roseli Vanda Pires Albuquerque, ocorrido no município de Nova Prata, crime que está sendo investigado como feminicídio.
A violência contra a mulher, especialmente quando vitima uma representante eleita pelo povo, constitui um ataque não apenas à vida, mas também à democracia, às instituições e aos valores que sustentam a sociedade. Nenhuma forma de violência pode ser tolerada, relativizada ou silenciada.
A UVB se solidariza com os familiares, amigos e com toda a comunidade de Nova Prata, e reforça a necessidade de rigor absoluto na apuração dos fatos, da responsabilização exemplar dos envolvidos e do fortalecimento de políticas públicas efetivas de prevenção, proteção e combate à violência contra a mulher.
Neste contexto, a União dos Vereadores do Brasil informa que lançará, nos próximos dias, uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, envolvendo o Poder Legislativo Municipal de todo o país, com ações de conscientização, mobilização social e incentivo à construção de políticas públicas permanentes de proteção às mulheres.
Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a defesa da vida, dos direitos humanos, da igualdade de gênero e do respeito às mulheres que constroem diariamente o Poder Legislativo Municipal em todo o Brasil.
Feminicídio é crime. Violência contra a mulher não pode ser tolerada.
União dos Vereadores do Brasil – UVB