Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Uêvo estreia na Expoagas ao lado da Naturovos em estande que une tradição e futuro

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Expoagas-scaled.jpg

A Expoagas 2025 acontece nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, reunindo as principais marcas do setor supermercadista no Sul do país. E nesta edição, pela primeira vez, duas empresas dividem o mesmo estande em total alinhamento estratégico. A Naturovos, de Salvador do Sul, e Uêvo, focada em alimentação saudável e funcional. Ambas as marcas se unem para mostrar ao mercado o potencial transformador do ovo. Desde a produção no campo até a inovação em produtos prontos para consumo.

A Naturovos apresenta seu portfólio já consolidado de ovos tradicionais, caipiras e aves livres, com destaque especial para a linha Sítio Naturovos. Além de ovos líquidos e a gema, mistura e a clara de ovo em pó. Esse último, a base para os inovadores produtos da Uêvo.

Estreando na Expoagas, a Uêvo chega com força ao mercado, com produtos que oferecem benefícios para pessoas de todas as idades. Seja para quem busca uma alimentação equilibrada no dia a dia ou para quem pratica esportes e precisa de suplementação. A marca vem ganhando espaço rapidamente e já se consolida como referência em inovação à base de proteína do ovo.

LANÇAMENTOS

Na feira, a Uêvo apresenta seus lançamentos com três sabores de barras proteicas. Raspas de Laranja com Maçã, Frutas Vermelhas com Castanha de Caju, e Banana com Avelã. E o Biscuêvo, um biscoito proteico sem glúten e sem lactose, disponível em embalagens de 200g e 50g. E para os apaixonados por chocolates a Uêvo apresenta as barras proteicas com cobertura de chocolate nos sabores raspas de laranja com maçã, banana com avelã na versão de 29g. A linha reforça o compromisso da marca com o consumidor que busca praticidade sem abrir mão da qualidade nutricional.

Além das novidades, a Uêvo também apresenta os suplementos proteicos da marca em versões de 1 kg, 420g e 28g, com sabores como Moranguinho, Baunilha Incrível, Piña Colada, Explosão de Chocolate, Café Mocaccino Especial e Banoffee. A linha inclui ainda creatina monohidratada. E barras proteicas com sabores de Amendoim com Chocolate e Coco com Chocolate. “É uma estreia muito significativa para a Uêvo. Nossa proposta é democratizar o acesso a produtos saudáveis, funcionais e saborosos. Estamos mostrando que é possível unir inovação e bem-estar para todos os perfis de consumidores”, afirma Marcelo Carvalho, gerente de marcas da Uêvo e da Naturovos.

Para Anderson Herbert, diretor comercial da Naturovos e Uêvo, o momento é de consolidação e de alinhamento entre as marcas. “Estar na Expoagas com as duas empresas em um mesmo espaço representa muito mais do que uma decisão logística. É a materialização de uma estratégia pensada para mostrar ao mercado nossa força conjunta, capacidade de inovação e visão de futuro. Queremos fortalecer o vínculo com o varejo e apresentar soluções completas, da origem ao consumidor final”, destaca.

Com investimento inicial de R$ 18 milhões, a Uêvo já tem atuação comercial em todo o Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde os produtos vêm sendo bem recebidos. A expectativa é alcançar um faturamento de R$ 100 milhões até 2026, consolidando a Uêvo como uma das mais promissoras marcas do segmento.h

Últimas Notícias