Através do Jardim das Sensações, que fica junto ao Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer, os visitantes percorrem uma área de mata em que têm contato com aromas, sons, elementos visuais e táteis, conectando-se com a natureza. “Com a intensa movimentação da feira, esse espaço se torna um verdadeiro refúgio, onde convidamos todos a vivenciar momentos de conexão conosco”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Fernanda Gilli.
Logo no primeiro dia, o Jardim das Sensações recebeu bastante público que buscava um momento de refúgio, abrigando-se do sol e apartando-se da movimentação da feira. O estudante Murilo Borges e a vendedora Bianca Bittencourt, de São Leopoldo, chegaram no espaço no final da manhã. “A gente estava passando aqui e viu que era um ambiente agradável e dava para sentar, ver as árvores. É bem diferente, tem as abelhas ali na entrada, que é bem legal”, conta Murilo. “Aqui é mais calmo do que os outros lugares da Expointer, que é cheio de gente, né. E é bem mais calmo e refrescante por causa das árvores”, afirma Bianca. A jovem revela que tem vontade de fazer passeios de turismo rural. “Eu já planejo uns locaizinhos pra gente visitar, nunca fui, é bom para tirar da rotina”, afirma.
Roteiros no interior
A Emater/RS-Ascar também divulga roteiros dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar. Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), representantes de 29 empreendimentos apresentam suas potencialidades e vocações. O município de Riozinho, por exemplo, vai ocupar esse espaço na segunda-feira (01/09), divulgando os empreendimentos da Rota Km 45 e da Associação de Empreendedores do Turismo de Riozinho.
“Vamos oferecer degustação dos produtos das agroindústrias locais e apresentar o calendário de eventos de 2026, que reúne experiências que traduzem a identidade da nossa região, como a Vindima, a Noite de Queijos e Vinhos, o Sapeco do Pinhão, a abertura da temporada de Camping e tantos outros encontros que celebram cultura, sabores e tradições”, anuncia Diuly Mähler, turismóloga da Associação dos Empreendedores de Turismo de Riozinho (AETR).
Mähler destaca a Expointer como uma vitrine que conecta o mundo ao turismo gaúcho. “A Expointer reúne visitantes do Estado, do Brasil e até de outros países. Estar aqui é uma oportunidade única de mostrar tudo o que Riozinho tem de melhor, fortalecendo nosso destino e, quem sabe, conquistando novas parcerias com agências de viagem e guias de turismo. Mais do que participar de uma feira, queremos abrir portas, criar laços e inspirar pessoas a viverem o que só o nosso município pode oferecer,” comemorou Diuly.
No espaço do Turismo Rural da Emater/RS-Ascar, os visitantes encontram uma mostra diversificada das potencialidades do setor. O local reflete o trabalho da Aters no apoio às famílias para a estruturação de atividades turísticas, integrando hospitalidade, gastronomia típica, produção artesanal, vivências culturais e contato direto com a natureza.
O público terá a oportunidade de acompanhar o preparo de receitas, sentir os aromas, degustar sabores e participar de atividades como oficinas rápidas, demonstrações de artesanato, registros fotográficos com trajes típicos e jogos interativos sobre as rotas, com direito a brindes. “Neste ano, estamos falando sobre experiências, estimulando as famílias e os agricultores a apresentarem as vivências oferecidas aos turistas nas propriedades”, observa a turismóloga da Emater/RS-Ascar, Natália Salvate Brasil.
Outra atração será a exposição do I Concurso de fotografias “Turismo Rural sob o olhar da Extensão Rural e Social”, com imagens captadas no trabalho de campo dos extensionistas da Emater/RS-Ascar.
Fonte: Correio do Povo