Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Brasil é o país convidado da maior feira de turismo de Portugal

Crédito: Divulgação

Após atingir o recorde histórico de mais de 9 milhões de visitantes internacionais em 2025, o Brasil ganha ainda mais destaque como o destino internacional convidado da 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL). Trata-se da principal feira de turismo de Portugal, que será realizada de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026, em Lisboa. O anúncio reforça a posição estratégica do Brasil no mercado europeu e marca um novo momento de projeção internacional do turismo brasileiro.

A condição de país convidado garante ao Brasil protagonismo institucional, visibilidade ampliada junto ao trade internacional e uma programação especial ao longo dos cinco dias de evento, voltada à promoção da diversidade turística, à geração de negócios e ao fortalecimento da relação histórica entre Brasil e Portugal.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o anúncio representa uma oportunidade de ampliar a presença do Brasil no mercado europeu. “É uma honra e uma oportunidade para fortalecer ainda mais os nossos laços com o mercado europeu e fomentar mais negócios entre os dois países. O que levaremos a Lisboa é plural, vibrante e autêntico, feito de gente que sabe receber, de paisagens que renovam e de experiências que ficam na memória. Vivemos um momento extraordinário no turismo brasileiro, com crescimento recorde, ampliação da malha aérea e um compromisso com a sustentabilidade. Estamos colocando o Brasil em um novo patamar no cenário global, gerando empregos, oportunidades e desenvolvimento para nosso país”, afirma.

“A escolha do Brasil como país homenageado da BTL reafirma o excelente momento vivido pelo turismo nacional, que registrou a marca recorde de 9,3 milhões de turistas estrangeiros em 2025 e que teve o maior crescimento de chegadas internacionais de todo o mundo, 37%. Nossa  presença na BTL consolida a presença brasileira no mercado europeu, após a exitosa participação na Fitur, em Madri, e mostra que certamente teremos um 2026 tão marcante quanto 2025”, afirma o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

“É com enorme satisfação que a BTL atribui ao Brasil a chancela de Destino Internacional Convidado da edição de 2026, reconhecendo a sua relevância estratégica no turismo global e o seu papel central na ligação entre Portugal, a Europa e os mercados internacionais. Esta distinção reforça a notoriedade do Brasil num dos mais importantes palcos europeus de turismo, potenciando a procura pelo destino, o estabelecimento de parcerias e a valorização de uma oferta turística diversa, qualificada e sustentável. Para a BTL, é um privilégio destacar um destino de dimensão continental, amplamente reconhecido pela qualidade da sua oferta e pela hospitalidade que tão bem o caracteriza, reforçando simultaneamente a ambição da BTL enquanto hub internacional do turismo”, reforçou Dália Palma, Gestora Coordenadora da BTL.

MERCADO EUROPEU

A Europa é atualmente o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da América do Sul. Em 2025, o fluxo de visitantes europeus cresceu 20%, com destaque para Portugal, que ocupa a segunda posição entre os países europeus emissores. Ao todo, 273.483 turistas portugueses visitaram destinos brasileiros no ano passado, crescimento de 25,251% na comparação com 2024, evidenciando a relevância estratégica desse mercado.

A escolha do Brasil como país convidado da BTL também reflete a forte conectividade aérea entre os dois países, atualmente a maior da Europa com o Brasil. Voos diretos ligam Lisboa e Porto a cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Belém, Florianópolis, Manaus, Natal e Porto Alegre, operados pelas companhias Azul, LATAM e TAP. A malha aérea amplia o acesso a diferentes regiões brasileiras e contribui para o aumento do fluxo turístico.

A participação na BTL 2026 marcará também o lançamento da nova campanha publicitária da Embratur em parceria com o Sebrae, direcionada ao público europeu. Com o slogan “Para se renovar, não há lugar como o Brasil”, a campanha tem foco no turismo regenerativo, no bem-estar e na reconexão com a natureza, destacando os biomas brasileiros e experiências alinhadas às novas tendências do turismo internacional.

O Brasil leva ao evento seu novo estande, com conceito imersivo e sensorial, voltado à promoção da diversidade de destinos e experiências turísticas. O espaço reunirá 24 coexpositores, incluindo representantes de destinos como Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Sebastião, Mato Grosso do Sul, Porto Alegre e Foz do Iguaçu, ampliando as oportunidades de negócios e o relacionamento com operadores, agentes e parceiros internacionais.

O espaço terá ainda ações institucionais, ativações culturais, experiências gastronômicas e uma área dedicada ao relacionamento com o trade, reforçando o posicionamento do Brasil como destino diverso, competitivo e preparado para diferentes perfis de viajantes.

(*) com Agência Gov.Br

Últimas Notícias