Icon search

Compartilhe:

Trump prevê até cinco semanas de guerra contra Irã

Foto: The White House / Instagram / Reprodução

Em entrevista exclusiva à CNN na manhã desta segunda-feira (2), o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos estão “dando uma surra no Irã”, mas alertou que a fase mais devastadora da ofensiva ainda está por vir. “A grande onda nem aconteceu ainda. A grande [onda] está chegando em breve”, declarou Trump ao jornalista Jake Tapper, sinalizando que o Pentágono prepara um bombardeio de proporções superiores aos ataques realizados no último fim de semana.

Trump afirmou que o ataque contra o Irã está cumprindo seus objetivos antes do previsto, mas também advertiu que a guerra poderia se estender “muito além” do que estimou inicialmente, em torno de um mês.

“Já estamos muito à frente de nossas projeções de tempo”, disse Trump na Casa Branca, e acrescentou: “Desde o princípio projetamos quatro ou cinco semanas, mas temos capacidade para ir muito além. Faremos isso”.

Poderio militar inigualável e ajuda interna

Trump celebrou o desempenho das tropas americanas, classificando a operação como “muito poderosa” e reforçando a confiança no uso da força bruta para neutralizar o regime de Teerã.

Questionado sobre o apoio ao povo iraniano para retomar o controle do país, o presidente confirmou que ações além do assalto militar estão em curso, mas fez um alerta dramático à população civil: “No momento, queremos que todos fiquem do lado de dentro. Não é seguro lá fora”.

Plano de sucessão e retaliação surpresa

Durante os nove minutos de conversa por telefone, o presidente abordou tópicos sensíveis, incluindo o plano de sucessão para o Irã após a degradação do comando atual. Trump admitiu surpresa com a amplitude da retaliação iraniana — que atingiu bases no Golfo e Israel —, mas reiterou que o cronograma dos EUA segue firme.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias