
A Prefeitura de Porto Alegre divulgou o balanço do Transporte Solidário, que faz o traslado gratuito de pessoas em situação de rua para os espaços de acolhimento durante a Operação Inverno 2025. Conforme o levantamento, 708 passageiros foram transportados entre os dias 10 e 16 de julho, quarta semana de operação. Foram 28 viagens realizadas, com média de 25 pessoas por trajeto. O total acumulado desde o início do serviço, em 19 de junho, alcança 2.976 passageiros em 103 viagens.
“A cada semana, o Transporte Solidário confirma seu papel essencial na nossa política de acolhimento. Mais do que garantir o pernoite, estamos oferecendo acesso contínuo e estruturado à rede de proteção social. É uma resposta digna para quem mais precisa do poder público”, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
Quarta semana
De 10 a 16 de julho, a Linha Solidária 1, que liga o ginásio do Demhab ao Centro POP 1, realizou 14 viagens, com média de 16 passageiros por trajeto, totalizando 226 pessoas transportadas.
Já a Linha Solidária 2, que atende os albergues da Zona Norte e o abrigo da Comendador Azevedo com destino aos Centros POP 2 e 3, teve média de 34 passageiros por viagem, somando 482 atendimentos no período.
O Transporte Solidário é realizado em parceria pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Mobilidade Urbana, com suporte das companhias de transporte coletivo da Capital.
“O apoio das empresas de ônibus neste projeto é fundamental para reforçar nosso compromisso com uma mobilidade mais humana, que garante mais dignidade e acesso aos serviços essenciais para aqueles que mais precisam, especialmente durante o rigor do inverno”, conclui Adão de Castro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana.
Fonte: Rádio Guaíba