Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Tramontina inaugura na Colômbia sua primeira loja especializada em ferramentas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Tramontina.jpg

A Tramontina acaba de inaugurar sua primeira loja no mundo voltada exclusivamente para ferramentas – a T tools. Localizada em Bogotá, na Colômbia, a nova unidade amplia a presença da marca no país (onde já conta com cinco pontos de vendas) e reforça a importância da região como um dos mercados estratégicos para o crescimento internacional da empresa, que exporta para mais de 120 países.

Diferente das demais T stores, como são chamadas as lojas próprias da marca, que apresentam um portfólio focado em utilidades domésticas, o novo comércio é um espaço de 180 m² totalmente dedicado ao universo das ferramentas profissionais. Com mais de 600 itens voltados para clientes B2B e B2P — profissionais e negócios, especialmente nos setores de indústria, construção, agro e ferragens —, a T tools combina showroom, consultoria técnica, demonstrações ao vivo e lançamentos exclusivos, proporcionando uma experiência completa para quem busca qualidade, inovação e durabilidade.

“A Colômbia é um país onde o segmento de ferragens é muito forte e consolidado, o que torna esta inauguração ainda mais importante. Vemos aqui uma grande oportunidade de estar próximos dos clientes, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções à altura dos seus desafios”, afirma Jessica Garnica, gerente comercial da Tramontina Colômbia. “Mais do que oferecer produtos, queremos proporcionar experiências que fortaleçam a confiança no Brasil e na marca, e este passo é um marco nesse caminho”, completa.

Entre os destaques da nova loja estão as soluções da Tramontina PRO, que reúne ferramentas manuais automotivas de alta performance, além das linhas EX e Master, desenvolvidas para atender às exigências de diferentes segmentos profissionais. A unidade também apresenta uma ampla gama de ferramentas manuais e equipamentos voltados ao setor agro, além da linha Smart, opções em iluminação, fitas isolantes e acessórios elétricos.

A nova loja faz parte de um processo de expansão do varejo próprio da marca. Atualmente, além das 21 T stores e duas T factory stores (lojas conceito, que apresentam grande parte do portfólio da marca) em nove estados do Brasil e no Distrito Federal, a Tramontina conta ainda com 14 lojas na América Latina – na Bolívia, Chile, Peru e, claro, Colômbia. A empresa já estuda a abertura de novas T tools em outros países em um futuro próximo.

Últimas Notícias