
Um grande expediente em homenagem aos 130 anos do Correio do Povo aconteceu no fim da tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Canoas em reconhecimento à trajetória de um dos mais importantes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Para receber a homenagem, estiveram presentes o presidente do Jornal Correio do Povo, Marcelo Dantas, e o diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti. A iniciativa foi proposta pelo vereador Alexandre Duarte. Ao longo de mais de um século, o jornal se consolidou como referência de credibilidade, acompanhando as transformações da sociedade e registrando os grandes acontecimentos que repercutiram pelo tempo. O Correio do Povo é considerado um veículo que compartilha ética, responsabilidade social e o compromisso com a sociedade.
Na tribuna, Duarte enfatizou que se celebra a memória e os 130 anos de uma instituição que não apenas registra a história, pois o jornal faz parte da história do Rio Grande do Sul. “O jornal Correio do Povo atravessou guerras, crises, transformações e permanece firme porque sustenta um princípio inegociável. O compromisso com a verdade e com um pensamento independente. É um veículo de comunicação que não escolhe lado e trabalha pela população para trazer informação correta.”
O vereador parabenizou o presidente Dantas pela liderança e pela responsabilidade que conduz a narrativa dos fatos, através de um acervo considerado um patrimônio cultural do Estado. Parabenizou também a equipe de repórteres, fotógrafos, editores e colaboradores que diariamente transformam a missão do Correio do Povo em realidade. Na sua fala, Duarte ainda revisitou um episódio que marcou o jornalismo em meados de 1939, quando uma embarcação alemã, vinda da Segunda Guerra Mundial, chegou até as águas do Uruguai, conhecido como a Batalha do Rio Prata, e que foi cercado por navios britânico.
“Não tendo como voltar, e sabendo que ele seria emboscado, o capitão retirou seus marinheiros, afundou o barco e fugiu para Argentina. O Correio do Povo quando soube que dessa embarcação, imediatamente enviou jornalistas para o local e eles possuem até hoje o registro fotográfico dessa embarcação, dessa história e desse momento. Essa é a importância e o trabalho de uma missão jornalística, de trazer informação e de reportar fatos históricos. Isso mostra a importância desse jornal.”
O diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, que há 36 anos faz parte da mesma empresa, também fez uso da tribuna. “É uma honra estar aqui para celebrar uma história que se confunde com a própria história do Rio Grande do Sul o Correio do Povo ao completar os 130 anos reafirma a força de um jornalismo que atravessou gerações crises, transformações tecnológicas e mudanças profundas na sociedade sem nunca perder o compromisso com a verdade a ética e o serviço público. Eu me sinto honrado em estar aqui nessa data e teve também o privilégio de um dia ter passado pelo jornal Correio do Povo, fazer parte dessa história.”
presidente da Casa, atualmente é prefeito em exercício Canoas, Eric Douglas, fez sua homenagem e agradeceu pelas coberturas midiáticas e o acompanhamento do Correio do Povo nos fatos que ocorrem na cidade de Canoas. “Homenagear o Correio do Povo é fazer referência a profissionais que falem a verdade, que tenham a credibilidade. Não é à toa que estamos aqui celebrando 130 anos de muito trabalho e de muita dedicação.”
Na sua fala de agradecimento, o presidente do Jornal Correio do Povo, disse ser uma grande honra e uma alegria poder receber a homenagem junto à Câmara de Vereadores de Canoas. “Estar à frente desse veículo centenário, um veículo que tem 130 anos, é uma grande satisfação. Sobre o fato do navio alemão, o Correio do Povo foi um único veículo que pôde registrar por meio de fotos essa história. E não apenas este, como muitos outros fatos que o Correio do Povo esteve presente e também registrou. Agradeço pela grande honraria e também agradeço a toda equipe temos, que faz um esforço tremendo para levar o Correio do Povo, a notícia, aos lares daqueles que buscam a verdade, que é o que nós primamos. Mantenho o compromisso pela transparência e com a credibilidade do Jornal Correio do Povo”, concluiu Dantas.
REFERÊNCIA NO JORNALISMO GAÚCHO
Fundado em 1º de outubro de 1895 por Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, o Jornal Correio do Povo se consolidou como referência no jornalismo gaúcho, acompanhando os principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Estado e do País, sempre pautado pela credibilidade e pelo compromisso com a verdade e a informação.
Fonte: Fernanda Bassôa / Correio do Povo