Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Trajetória de 130 anos do Correio do Povo é homenageada na Câmara de Canoas

Claudinei Girotti, Alexandre Duarte e Marcelo Dantas – Foto: Mauro Schaefer / CP

Um grande expediente em homenagem aos 130 anos do Correio do Povo aconteceu no fim da tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Canoas em reconhecimento à trajetória de um dos mais importantes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Para receber a homenagem, estiveram presentes o presidente do Jornal Correio do Povo, Marcelo Dantas, e o diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti. A iniciativa foi proposta pelo vereador Alexandre Duarte. Ao longo de mais de um século, o jornal se consolidou como referência de credibilidade, acompanhando as transformações da sociedade e registrando os grandes acontecimentos que repercutiram pelo tempo. O Correio do Povo é considerado um veículo que compartilha ética, responsabilidade social e o compromisso com a sociedade.

Na tribuna, Duarte enfatizou que se celebra a memória e os 130 anos de uma instituição que não apenas registra a história, pois o jornal faz parte da história do Rio Grande do Sul. “O jornal Correio do Povo atravessou guerras, crises, transformações e permanece firme porque sustenta um princípio inegociável. O compromisso com a verdade e com um pensamento independente. É um veículo de comunicação que não escolhe lado e trabalha pela população para trazer informação correta.”

O vereador parabenizou o presidente Dantas pela liderança e pela responsabilidade que conduz a narrativa dos fatos, através de um acervo considerado um patrimônio cultural do Estado. Parabenizou também a equipe de repórteres, fotógrafos, editores e colaboradores que diariamente transformam a missão do Correio do Povo em realidade. Na sua fala, Duarte ainda revisitou um episódio que marcou o jornalismo em meados de 1939, quando uma embarcação alemã, vinda da Segunda Guerra Mundial, chegou até as águas do Uruguai, conhecido como a Batalha do Rio Prata, e que foi cercado por navios britânico.

“Não tendo como voltar, e sabendo que ele seria emboscado, o capitão retirou seus marinheiros, afundou o barco e fugiu para Argentina. O Correio do Povo quando soube que dessa embarcação, imediatamente enviou jornalistas para o local e eles possuem até hoje o registro fotográfico dessa embarcação, dessa história e desse momento. Essa é a importância e o trabalho de uma missão jornalística, de trazer informação e de reportar fatos históricos. Isso mostra a importância desse jornal.”

O diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, que há 36 anos faz parte da mesma empresa, também fez uso da tribuna. “É uma honra estar aqui para celebrar uma história que se confunde com a própria história do Rio Grande do Sul o Correio do Povo ao completar os 130 anos reafirma a força de um jornalismo que atravessou gerações crises, transformações tecnológicas e mudanças profundas na sociedade sem nunca perder o compromisso com a verdade a ética e o serviço público. Eu me sinto honrado em estar aqui nessa data e teve também o privilégio de um dia ter passado pelo jornal Correio do Povo, fazer parte dessa história.”

presidente da Casa, atualmente é prefeito em exercício Canoas, Eric Douglas, fez sua homenagem e agradeceu pelas coberturas midiáticas e o acompanhamento do Correio do Povo nos fatos que ocorrem na cidade de Canoas. “Homenagear o Correio do Povo é fazer referência a profissionais que falem a verdade, que tenham a credibilidade. Não é à toa que estamos aqui celebrando 130 anos de muito trabalho e de muita dedicação.”

Na sua fala de agradecimento, o presidente do Jornal Correio do Povo, disse ser uma grande honra e uma alegria poder receber a homenagem junto à Câmara de Vereadores de Canoas. “Estar à frente desse veículo centenário, um veículo que tem 130 anos, é uma grande satisfação. Sobre o fato do navio alemão, o Correio do Povo foi um único veículo que pôde registrar por meio de fotos essa história. E não apenas este, como muitos outros fatos que o Correio do Povo esteve presente e também registrou. Agradeço pela grande honraria e também agradeço a toda equipe temos, que faz um esforço tremendo para levar o Correio do Povo, a notícia, aos lares daqueles que buscam a verdade, que é o que nós primamos. Mantenho o compromisso pela transparência e com a credibilidade do Jornal Correio do Povo”, concluiu Dantas.

REFERÊNCIA NO JORNALISMO GAÚCHO

Fundado em 1º de outubro de 1895 por Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, o Jornal Correio do Povo se consolidou como referência no jornalismo gaúcho, acompanhando os principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Estado e do País, sempre pautado pela credibilidade e pelo compromisso com a verdade e a informação.

Fonte: Fernanda Bassôa / Correio do Povo

Últimas Notícias