Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

ADVB/RS premia TOP de Mkt hoje

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Foto-Charles-Garcia-0474-scaled.jpg

Principal premiação do setor de marketing e vendas do Sul do Brasil, o TOP de Mkt ADVB/RS chega a sua 42ª edição. Com 70 cases finalistas em 26 categorias, a cerimônia de premiação será realizada nesta quinta-feira, 2, na área externa da ADVB/RS, em Porto Alegre. Para o presidente da ADVB/RS, Leandro Pompermaier, a realização do evento na nova sede é simbólica e estratégica. “Além do simbolismo de realizar o evento na nossa casa, queremos celebrar a força que o TOP conquistou ao longo dos anos. Essa consolidação da premiação e o reconhecimento do mercado nos impulsionam a seguir elevando a barra, fazendo do TOP um espaço vivo de conexão com o setor e um palco para as principais tendências”, destaca.

Além do novo local, a edição deste ano também trouxe importantes novidades no regulamento, reforçando o compromisso da ADVB/RS em manter a premiação atualizada e alinhada às transformações do mercado e resultado em uma edição recorde, com 126 inscritos – maior número da história do prêmio. Ao longo do processo de análise dos cases, etapas e escolha dos finalistas, o TOP de Mkt contou com 156 jurados e resultou em 580 horas de avaliações.

Outra novidade deste ano é que a Personalidade de Marketing e Vendas de 2025 será conhecida apenas no dia do evento. O reconhecimento é concedido a um profissional que se destacou no desenvolvimento da cultura de marketing e vendas no Rio Grande do Sul. O processo de escolha é rigoroso e confidencial: após uma lista restrita selecionada pelo Conselho e Diretoria da ADVB/RS, cada um dos mais de 150 jurados da edição vota de forma individual. O nome mais votado é o escolhido do ano.

A Gerente Executiva da ADVB/RS, Mastrângela Teixeira, comemora a repercussão do prêmio. “É muito gratificante acompanhar a evolução do TOP de Mkt. A quebra de recordes de inscrições e todos os ingressos vendidos para a noite de entrega são o reflexo da relevância e reputação do que o reconhecimento é para as marcas, projetos e profissionais nas mais diversas áreas de atuação”, afirma.

Com ingressos esgotados, a cerimônia de premiação terá transmissão no YouTube, através do canal da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). O canal pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@ADVBRSS.

Últimas Notícias