Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Tintas Renner estará presente no Paleta Atlântida 9° Edição

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Paleta01.jpeg

O maior churrasco de beira de praia do mundo, o Paleta Atlântida, vai movimentar a Praia de Atlântida, em Xangri-lá no próximo dia 24 de janeiro e terá a participação da Tintas Renner. Reconhecido como um dos eventos mais impactantes do verão no Rio Grande do Sul, o encontro vai reunir milhares de pessoas em torno de uma tradição gastronômica gaúcha, com mais de 1.800 assadores distribuídos ao longo de 4,5 km de praia.

Entre os destaques desta 9ª edição está o Camarote Paleta, área de open food com palco exclusivo para apresentações musicais e diversos tipos de assados. Serão mais de 25 estações gastronômicas distribuídas no espaço, incluindo proteínas bovinas, ovinas, suínas, aves, frutos do mar, carnes exóticas, hambúrgueres, opções veganas e sobremesas, todas elaboradas por chefs e assadores celebridades. Entre as atrações confirmadas estão Tonho Croco, com repertório que passeia por Tim Maia, Ultramen e rock gaúcho; Pitta, com muito samba e pagode; e o convidado nacional George Israel, cantor, compositor e saxofonista, ex-integrante da banda Kid Abelha, com hits que atravessam gerações.

Outra novidade desta edição é o Shopping Paleta, espaço localizado na área dos Trios de Assadores, reunindo produtos diversos. A programação também inclui competições esportivas, como torneios de futebol, beach tênis e futevôlei, que ampliam o engajamento de diferentes públicos ao longo do dia. O tradicional concurso da Melhor Paleta está confirmado, dividido nas categorias Raiz, para receitas temperadas apenas com sal, e Gourmet, que permite o uso de qualquer tempero. Os trios apresentam seus assados a um corpo de jurados, e o vencedor recebe uma bonificação de R$ 10 mil para uso na rede de Supermercados Desco.

O Paleta Atlântida ocorre em espaço público, mas o acesso às estruturas oficiais do evento requer ticket disponível no Balada App, com duas modalidades. O Paleta Atlântida faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Xangri-lá e da Associação Brasileira e Pan-Americana de Assadores, e conta com o patrocínio da Tramontina Sicredi, Melnick e Nat.

Últimas Notícias