Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Tintas Renner by PPG anuncia Safári Secreto como a cor do ano de 2026

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Imagem1-e1759401003224.jpg

 A PPG, por meio da sua marca arquitetônica Tintas Renner, acaba de anunciar Safári Secreto (PPG1110-4) como a Cor do Ano de 2026. Safári Secreto é um versátil verde-amarelado, que equilibra um conforto relaxante com uma pitada de energia e vitalidade, tornando-a apropriada para inúmeras aplicações. A cor faz parte do tema global de cores da PPG para 2026, intitulado Paralelos que inclui três paletas distintas: Autêntico, Visionário e Expressivo.

Safári Secreto foi selecionada pela equipe global de especialistas em cores da PPG, após um trabalho de pesquisa contínua e cooperação entre diferentes regiões e setores. O processo anual de seleção de cores envolve a análise de tendências internacionais em arquitetura, design, comportamento do consumidor e inovação de materiais. O tom resultante é uma influência-chave no design de interiores, mas também se estende a aplicações em bens de consumo, revestimentos industriais, automotivos e diversas outras áreas.

“Safári Secreto é um tom versátil que se adapta bem a diferentes ambientes”, afirma Michele Schaeffer, Gerente de Marketing da Tintas Renner, marca licenciada da PPG. “Ela transmite uma sensação de tranquilidade sob a luz natural e revela profundidade em ambientes sombreados ou com pouca luz, o que a torna uma opção versátil tanto para interiores de residências quanto para espaços comerciais.”

O tema Paralelos explora como as influências globais coletivas levam a respostas individuais diversas. Cada uma das três paletas oferece uma direção de design única:

  • Autêntico: tons terrosos e texturas naturais que enfatizam a simplicidade e a conexão com o meio ambiente.
  • Visionário: contrastes equilibrados e detalhes ousados ​​que apoiam um design inovador.
  • Expressivo: tons vibrantes e combinações dinâmicas que celebram a criatividade e o estilo pessoal.

Safári Secreto complementa as três paletas, oferecendo aos consumidores uma base adaptável para a sobreposição de cores e a narrativa espacial. Sua estética botânica o torna especialmente eficaz em ambientes internos que desejam estabelecer uma conexão com a natureza. Em ambientes de hospitalidade, a tonalidade cria uma atmosfera relaxante, enquanto em ambientes residenciais, evoca uma sensação ousada e contemporânea. A capacidade da cor de mudar conforme as variações de luz confere profundidade e interesse visual às paredes, armários e estofados.

Em aplicações de design industrial e design de produtos de consumo, Safári Secreto é uma opção ousada, porém realista, que desperta emoções de tranquilidade, conexão com a natureza, sofisticação e equilíbrio. Sua conexão com a natureza proporciona percepções de durabilidade e frescor, tornando-a uma escolha forte para produtos que enfatizam a tranquilidade e a elegância discreta.

A expertise em cores da PPG vai além da seleção de tendências. Com tecnologia avançada de pigmentação e uma ampla variedade de serviços, a empresa possibilita que os clientes obtenham correspondências cromáticas precisas e resultados consistentes em todas as aplicações. Seja como tinta de parede, acabamento para móveis ou detalhes decorativos, uma ampla gama de produtos da PPG pode ser formulada no Safári Secreto para satisfazer qualquer demanda de design e desempenho.

Últimas Notícias