Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Tintas Coral é a escolhida para dar cor a nova casa da Lu, do Magalu

Crédito: Divulgação

Localizada no icônico Conjunto Nacional, na Galeria Magalu, a Casa da Lu abriu as portas  no dia  09/12, com a pintura assinada pela Coral. Especialista em cores e presença constante nos principais eventos de arquitetura e decoração do País, a marca de tintas decorativas da AkzoNobel, em parceria com o Magalu Ads, dará vida ao espaço da influenciadora virtual que virou hit na cultura brasileira.

“A Casa da Lu nasce como um espaço que conecta tecnologia, criatividade e experiência física, e a cor desempenha um papel fundamental nessa narrativa. Para nós, é motivo de orgulho participar dessa parceria e contribuir com nossa expertise para dar vida a ambientes de alguém tão presente no dia a dia dos brasileiros. Essa parceria representa a convergência de valores que compartilhamos: inovação, expressão e qualidade em tudo que fazemos”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da Coral para a América Latina.

“Pela primeira vez, a Lu terá uma casa física. É um projeto que sonhamos por anos e que agora se torna realidade. Os seguidores sempre demonstraram curiosidade sobre o seu dia a dia, o que ela usa, consome e como vive. Agora, poderão entrar em sua casa e conhecer um pouco mais desse universo”, diz Aline Izo, gerente sênior de marketing, branding e comunicação do Magalu. “Ter marcas como a Coral ao nosso lado nesse marco nos enche de alegria. As marcas que estão com a gente nesse momento são tão especiais quanto o próprio projeto que estamos celebrando.”

“Ter um parceiro como a Coral na Casa da Lu é a prova do sucesso desse projeto tão inovador na Galeria Magalu” afirma Tatiana Shiroma, gerente de gestão de contas e operações de Ads do Magalu. “O nosso compromisso está em entregar projetos criativos e ágeis, que geram resultados para anunciantes e consumidores. E o time de Soluções Criativas é fundamental nesse processo, apoiando os executivos com oportunidades que elevam cada entrega”.

A escolha cromática do espaço que antes abrigou a Livraria Cultura foi desenvolvida para dialogar com a atmosfera vibrante e moderna da nova protagonista. A sala do piano recebeu o tom Juta Dourada, que valoriza a iluminação e traz acolhimento; áreas de circulação, estante e paredes chanfradas foram pintadas com Castelo do Deserto, criando continuidade visual e profundidade; e o ambiente central ganhou o Porto Azul, cor que reforça a estética tecnológica e elegante do espaço. Todas as paredes foram pintadas com Coral Decora Extra Matte, garantindo acabamento fosco sofisticado, toque aveludado, alta cobertura e uniformidade.

Digital

Para aproximar o público dos bastidores da obra, a Coral também participa do Diário de Obra da Lu, websérie criada para as redes sociais. O terceiro episódio é dedicado à etapa de pintura. Nele, a Lu passa pelo dilema da escolha da cor, que é um momento de dúvidas e incertezas que costuma acompanhar qualquer obra. Para ajudar nesse processo, entra em cena a Garantia Coral, que oferece a tranquilidade de trocar a tinta caso ela não goste do resultado. Ao lado dela, o pintor profissional e influenciador Leandro Piovesan (@eusoupintor), parceiro oficial da Coral, guia a preparação e a aplicação da tinta, mostrando na prática como o apoio de um especialista e a confiança da Garantia Coral podem transformar a experiência de renovação do ambiente. Alguma dúvida de que o azul é a combinação perfeita?

O conteúdo digital mantém viva a assinatura “Certeza, certeza mesmo, só Coral!”, porque mesmo sabendo que a escolha de uma cor pode gerar dúvidas, a Coral quer que seus consumidores amem o resultado final da pintura. A Garantia Coral assegura a troca da tinta, caso o cliente não fique satisfeito com a cor, o acabamento ou a cobertura. “Sabemos que pintar a casa é um momento de expectativa, mas também de insegurança — especialmente quando envolve sair do branco e apostar em uma cor que reflita o estilo de cada pessoa. Essa é a dúvida da Lu e de inúmeras pessoas. A Garantia Coral existe justamente para facilitar esse processo e dar confiança ao consumidor. Hoje, mais de 90% das solicitações de troca estão ligadas à cor, o que mostra como apoiar essa decisão é fundamental para transformar a relação das pessoas com a pintura”, comenta a executiva. E para destacar a campanha, única no segmento de tintas no País, a Garantia Coral também está em um telão OOH na entrada do novo espaço, incentivando os visitantes na jornada de pintura.

Últimas Notícias