
Um temporal registrado nas primeiras horas deste domingo (12) causou estragos em Palmeira das Missões, no Noroeste do Estado. De acordo com a Defesa Civil, o evento ocorreu principalmente na localidade de Santa Rosa, zona rural do município, onde houve danos em propriedades e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica, já restabelecida.
Segundo o prefeito Evandro Luís Massing, os estragos ficaram concentrados apenas nesta área. “Sem maiores problemas. Foram duas casas afetadas e um galpão agrícola, mas não há desabrigados”, disse.
O órgão informou que técnicos do Centro de Monitoramento avaliam se o episódio foi provocado por uma microexplosão, fenômeno que ocorre quando uma corrente de ar frio e denso desce rapidamente sob uma tempestade, espalhando-se violentamente ao atingir o solo. Esse tipo de evento pode causar danos equivalentes aos de tornados de baixa intensidade.
O domingo segue com tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. A previsão aponta chuvas em todas as regiões, com risco de tempestades localizadas e ventos fortes especialmente entre o Oeste e o Centro do Estado. Em alguns pontos do Norte e Noroeste, como Palmeira das Missões, há possibilidade de novos episódios de chuva intensa e granizo isolado ao longo do dia.
Fonte: Guilherme Sperafico/Correio do Povo