
O Tecnopuc sediará, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2025, o INOVAGOV, encontro que reunirá 150 servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul e de municípios gaúchos para uma capacitação inédita em compras públicas de inovação. O evento marca o lançamento oficial do Tecnopuc FutureGov Hub, nova vertical de inovação e gestão pública do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS.
A iniciativa é realizada pelo Tecnopuc FutureGov Hub, em parceria com GovTech Lab. São parceiros ainda três secretarias estaduais do governo do Estado: Fazenda; Ciência e Tecnologia (SICT); Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), além da Procuradoria-Geral do Estado, Centro de Estudos em Direito Municipal e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O financiamento é do Governo do Reino Unido e Badesul, com apoio da FAMURS e TCE.
Durante os três dias de programação, servidores estaduais e municipais participarão de aulas, oficinas e workshops conduzidos por especialistas reconhecidos nacionalmente. Entre os nomes confirmados estão Rafael Fassio, da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, referência no tema Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) e Rafael Rezende, do ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Também integram o time de facilitadores Camila Medeiros (ENAP), João Carlos Matsuzaka (Petrobras), Prof.ª Dr.ª Edimara Mezzomo Luciano (PUCRS), além de equipes do Tecnopuc Crialab, GovTech Lab, Badesul e PUCRS Consulting. No último dia, os servidores assistirão aos pitches das 15 participantes do primeiro ciclo de aceleração Tecnopuc para startups Govtech, como uma oportunidade de estabelecerem as primeiras conexões de negócio.
A programação foi desenhada para desenvolver competências essenciais em inovação no setor público, com temas como laboratórios de inovação, governança digital, sandbox regulatório, elaboração de projetos, comunicação com o mercado govtech e mapeamento de desafios públicos. “Queremos melhorar a entrega de serviços à população e resolver problemas complexos da sociedade por meio da adoção de tecnologias ágeis, disruptivas e eficientes, desenvolvidas por empresas de base tecnológica”, afirma Daniela Eckert, coordenadora do Tecnopuc FutureGov Hub.
O evento também marca o lançamento oficial do Tecnopuc FutureGov Hub, nova vertical de inovação do Tecnopuc dedicada à transformação da gestão pública. Assim como os demais hubs do Parque (especializados em saúde, inteligência artificial, agronegócios, entre outras verticais), a iniciativa busca articular conexões e promover impacto, aproximando governo, academia, empresas e sociedade civil.
O Tecnopuc FutureGov Hub se integra à estratégia de expansão do Parque, promovendo a articulação de atores de diferentes segmentos e, neste caso, posicionando o governo como demandante de desafios, conectando-o a startups, empresas e universidades como solucionadoras e ao Tecnopuc como orquestrador. “Ao criar um Hub voltado ao setor governamental, reconhecemos a relevância de impulsionar soluções, negócios e relações qualificadas entre os atores que compõem a quádrupla hélice”, destaca Carolina Eichenberg, líder de hubs do Tecnopuc.