Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Surat Thani é a nova estrela do Koh Pee Pee

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Surat-Thani_Creditos-Koh-Pee-Pee-Divulgacao-scaled.jpg

Aclamado como referência de autenticidade tailandesa no Brasil, o restaurante Koh Pee Pee mantém sua trajetória de oferecer uma imersão sensorial completa. Apresentada como a nova estrela do cardápio da tradicional thai da capital gaúcha, a sobremesa Surat Thani é mais que uma iguaria: é um convite para uma viagem inusitada e enigmática que reflete a mais pura alquimia da cozinha tailandesa.

Nomeada em homenagem à província do Sul da Tailândia — reconhecida pela beleza de suas ilhas e riqueza de seu terroir —, a Surat Thani é uma peça minuciosamente elaborada da alta culinária. A receita protagoniza a união de um delicado Mousse de Tamarindo com o sofisticado Chocolate Rubi, promovendo um fascinante jogo de suavidade e acidez frutada. Esta combinação resgata o tamarindo, um dos pilares da culinária thai, em uma roupagem contemporânea de elegância inquestionável.

O diferencial reside na complexidade sensorial e no toque oriental que a casa domina com maestria: a presença sutil do gengibre. Em uma dança de sabores que honra a filosofia tailandesa, essa especiaria adiciona uma leve e aromática picância, quebrando o dulçor de forma precisa e provocando um requinte de contrastes no paladar. O equilíbrio é uma assinatura de excelência que o Koh Pee Pee cultiva há mais de três décadas, elevando o simples ato de comer a uma experiência transformadora. 

Além da harmonia de sabores, a sobremesa é um espetáculo visual. O chocolate rubi, considerado a “quarta variedade de chocolate”, oferece uma coloração naturalmente rosada. Este deleite é minuciosamente finalizado na receita com a crocância de um chocolate branco assado, que não só garante o contraponto de textura, mas encerra a degustação com a sofisticação merecida.

Desse modo, a Surat Thani reforça o compromisso do Koh Pee Pee em oferecer alta gastronomia, sendo um gesto de hospitalidade que traduz o sabai (conceito de bem-estar) em um momento memorável, confirmando o porquê do restaurante, premiado com o selo Thai Select 1-Star, ser um destino imperdível para os amantes da culinária asiática.

Últimas Notícias