
O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios localizado em Porto Alegre, anuncia a realização da quarta edição da Semana Caldeira, evento gratuito que neste ano acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro, com mais de 200 horas de programação voltada a temas como inovação, tecnologia e nova economia. A expectativa é de que o encontro reúna mais de 15 mil pessoas, entre lideranças empresariais, empreendedores, investidores, pesquisadores e entusiastas da transformação digital. Inscrições já estão abertas.
Serão mais de 120 palestras distribuídas ao longo de cinco dias de evento e dez palcos simultâneos, em um ambiente imersivo de debates e conexões. A edição deste ano busca ampliar ainda mais o alcance da plataforma de inovação do Instituto Caldeira, trazendo à tona discussões sobre inteligência artificial, transformação nos negócios e tecnologias emergentes. “Neste ano, estamos colocando a inteligência artificial no centro das discussões, reunindo grandes nomes para debater como empresários e empreendedores estão navegando essa tendência”, destaca Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira. “Nossa expectativa é consolidar a Semana Caldeira como um dos maiores eventos gratuitos de inovação da América Latina.”
TEMA CENTRAL
Inspirada na obra Arriscando a Própria Pele, de Nassim Taleb, a edição de 2025 propõe uma reflexão sobre coragem, tomada de risco e comprometimento pessoal como condições para transformar negócios por meio da inovação. O mote busca provocar o público a pensar: quais os custos de adiar decisões estratégicas em um cenário de mudanças aceleradas? Qual o preço de evitar riscos diante de um mercado cada vez mais volátil e digitalizado?
A discussão dá continuidade à linha conceitual iniciada em 2024, quando a Semana Caldeira abordou o conceito de antifragilidade – a ideia de que, diante do caos e da incerteza, organizações podem emergir mais fortes se souberem se adaptar e inovar. “A Semana Caldeira 2025 nasce da nossa convicção de que ficar parado não é uma opção: a ação mobiliza, conecta pessoas, cria realidades e muda cenários”, afirma Pedro Valério. “Queremos provocar as lideranças do país a pensar em como criar uma cultura empresarial mais predisposta ao risco e à inovação para construir o futuro que queremos.”
Para Mariana Bertiz, Coordenadora de Inovação do Instituto Caldeira, a iniciativa reforça o compromisso do hub com o fortalecimento do ecossistema local: “É uma oportunidade para que empreendedores se conectem aos principais fundos do país e ganhem musculatura para escalar suas operações.”
O segundo ciclo do Invest Match já está em andamento, com novas startups participantes. O matchmaking final com investidores será realizado durante a Semana Caldeira, evento que o Instituto Caldeira promove no final de setembro e início de outubro.
Energia limpa e tokenizada
A Captur atua no setor de energia solar com duas soluções principais: fracionamento de usinas solares como modelo de investimento via blockchain e plataformas que conectam usinas com excedente de energia a consumidores que não podem gerar sua própria energia. Com mais de 50 mil kWh de energia sob gestão e R$ 1 milhão em ativos tokenizados, a empresa captou R$ 550 mil em rodada com VENTIUR e DOMO.VC. O investimento será destinado à estruturação das áreas de vendas, tecnologia e marketing. “Participar do Invest Match foi transformador. Validamos o modelo de negócio com diferentes perfis de investidores e fizemos conexões estratégicas que seguem rendendo frutos”, diz Mauricio Souto Allemand, CEO e fundador da Captur.
Infraestrutura para crédito no varejo
A Grana.ai é uma plataforma plug and play de infraestrutura financeira que conecta credores institucionais e comerciantes, com foco na integração de serviços como antecipação de recebíveis. A empresa atende fundos de crédito, FIDCs e plataformas B2B2C. Eleita startup destaque no Start Summit e também no FineHub, do Tecnopuc, a Grana.ai captou R$ 1 milhão com DOMO.VC, WOW e SC Angels. Os recursos serão aplicados em tecnologia, integração com novos parceiros e estruturação das áreas de produto e comercial. “O Invest Match nos ajudou a traduzir nossa proposta para o investidor, preparar materiais com maior clareza e ganhar velocidade no processo de captação. Foi um divisor de águas para nossa jornada”, afirma Thiago Karan, CEO da startup.
IA no setor público A GovTools é uma das startups que captou investimento após participar do programa. Com foco em aumentar a eficiência da gestão pública, a empresa desenvolve agentes de inteligência artificial voltados ao atendimento de órgãos públicos. A startup já conseguiu superar a barreira inicial de acesso ao setor e fechar contratos com governos. Segundo Willian Sarmento Marcos, CEO e fundador da GovTools, o apoio do Invest Match foi determinante para organizar a estrutura de dados da empresa e avançar no processo de due diligence. O aporte recebido será direcionado à contratação de equipe e ao fortalecimento da área comercial.