Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Startup gaúcha especializada em IA está entre as 20 finalistas do South Summit Korea

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: CEO-da-Pix-Force-Daniel-Moura.jpeg

A Pix Force, startup brasileira especializada em tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning, está entre as 20 finalistas da segunda edição do South Summit Korea. O evento acontece entre os dias 01 e 02 de outubro na Província Gyeonggi, na Coréia do Sul, considerado o país mais inovador do mundo e uma das economias mais fortes da Ásia.

O evento contará com mais de 50 palestrantes internacionais — fundadores, investidores e líderes de ecossistemas — para compartilhar insights, e fazerem parte de um centro internacional de inovação em Deep Tech. Eles devem discutir ainda temas como Sustentabilidade, Mobilidade e IA – setores onde o país asiático possui avanços significativos. Além disso, a Coréia do Sul é uma referência em novas tecnologias e pesquisa acadêmica, sendo uma referência para o ecossistema de inovação global – o país é o quinto no mundo com mais unicórnios.

Com relação à competição de startups, ela vai reunir as startups mais promissoras do mundo em Deep Tech e IA – das 439 inscrições de 60 países, apenas 20 startups foram selecionadas como finalistas. Segundo os organizadores do South Summit Korea, a competição “reflete a maturidade do ecossistema empreendedor atual”. Além do Brasil, estão representados outros 11 países: Chile, França, Grécia, Índia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Destas, 11 já levantaram mais de US$ 1 milhão em investimentos, e nove relatam receitas acima de US$ 500 mil.

Para o CEO da Pix Force, Daniel Moura, participar dessa competição demonstra que a inovação desenvolvida pela empresa ultrapassa fronteiras. “O que estamos fazendo na Pìx Force não é inovador apenas no Brasil, mas também em qualquer lugar do mundo. Em 2022, na primeira edição do South Summit Brazil, conquistamos o prêmio de startup mais inovadora do Brasil e agora, três anos depois, estamos indo para a Coréia do Sul apresentar nosso trabalho. É muito gratificante”, pontuou o CEO.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A Pix Force está em pleno processo de internacionalização. Em julho passado a empresa abriu seu terceiro escritório em solo estrangeiro, desta vez em Hong Kong. A empresa já possui outras duas sedes fora do Brasil — Finlândia e EUA, esta última desde 2024 na cidade de Houston, que concentra diversas empresas globais de matriz energética. “Estar presente em vários mercados permite que a Pix Force esteja mais preparada para competir e se adaptar às mudanças constantes do mercado”, pontuou o CEO Daniel Moura.

Fundada em 2016 pelos sócios Renato Gomes e Daniel Moura, nos últimos anos a Pix Force tem se destacado tanto no Brasil. A necessidade de democratizar o uso de imagens, tornando sua captação e análise mais acessível para a indústria brasileira, fez com que a startup trouxesse soluções para uma dor latente do mercado. A Pix Force registrou no ano passado um crescimento de 40% e a expectativa para 2025 é dobrar esse número. No Brasil, a empresa possui sedes em Porto Alegre (RS), no Instituto Caldeira, e em São Paulo (SP), no Cubo e no Inovabra.

Últimas Notícias