Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sonata Brasil promove certificação inédita em Psicologia Positiva

Duas das maiores expoentes em Psicologia Positiva, as professoras portuguesas Helena Marujo e Sara Midões, desembarcam em Porto Alegre em agosto para uma certificação inédita no País em Psicologia Positiva. Essa é uma parceria entre a Sonata Brasil, escola de lideranças humanizadas, e a Universidade de Lisboa, referência mundial no assunto e, que pela primeira vez, faz um programa desse tipo no Brasil.

“Essa é uma construção de muitos anos, quando levamos dezenas de alunos nossos, gestores e líderes de empresas, para imersões em Portugal. Eles tinham aulas na Universidade de Lisboa, e visando expandir esse impacto para mais gestores e lideranças brasileiras, que nem sempre podem se ausentar, estamos trazendo de forma inédita a Universidade para o Brasil”, explica Soraia Schutel, co-fundadora da Sonata Brasil.

Ela acrescenta ainda que a gestão de pessoas está entre as maiores dores dos gestores, que normalmente ocupam cargos de liderança por gerarem resultados em suas áreas técnicas, mas que precisam, cada vez mais, entender de pessoas e como desenvolvê-las. “O objetivo é dar conhecimento científico de ponta e ferramentas práticas para que as lideranças possam aumentar o engajamento e motivação dos seus times, além de criar equipes mais resilientes e colaborativas. Tudo isso de forma empática e mais leve, eficiente e focada em resultados”, explica Soraia.

A segunda turma foi recentemente aberta e restam poucas vagas disponíveis, com alunos de todo Brasil inscritos (Paraíba, Brasília, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo). Além dos dois dias de imersão no Brasil, a certificação traz também 5 aulas online com assuntos da realidade das empresas do Brasil, sob o viés da Psicologia Positiva, inclusive a NR-1. Por ser um ramo novo de estudo, a Psicologia Positiva nos permite aprender com os grandes expoentes no assunto.

Criada no Rio Grande do Sul, a Sonata Brasil é uma escola de formação para lideranças humanizadas que se mantém conectada com o que está acontecendo no mundo. Há pelo menos 10 anos, leva gestores e líderes para imersões profundas na Europa, onde estuda aplicações práticas e teóricas para as empresas através dos ensinamentos da arte – um método totalmente autoral.

A próxima imersão está marcada para setembro, quando uma nova turma embarca para a França para estudar o legado e lições de figuras como Joana D’Arc, Veuve Cliquot e Claude Monet. Além disso, traz pensadores internacionais para o Brasil, como a indiana Nilima Bhat, autora do livro Liderança Shakti, e colombiano Bernardo Toro, um dos principais expoentes na Ética do Cuidado, que estiveram em Porto Alegre em 2024.

Últimas Notícias