
Uma mulher de 38 anos teve a vida salva em ação do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na zona Sul de Porto Alegre, na última quinta-feira. Ela sofreu golpes com faca no pescoço e peito, na rua Doutor Ivon Costa, no bairro Cristal, sendo socorrida em estado grave por uma guarnição da unidade que atuou na ocorrência. Um homem de 40 anos, que era o companheiro da vítima, foi preso em flagrante.
“Nossos policiais, percebendo a gravidade da situação, tomaram uma atitude louvável. Se não tivessem feito isso, a vítima certamente morreria antes da chegada dos socorristas. Eles tiveram a sensibilidade de realizar um trabalho que não está no escopo de suas atribuições funcionais”, destacou o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Eduardo Moura Mendes.
Na data, os soldados Fernanda Mattos e Renato Barbosa foram acionados por chamada do Centro Integrado de Operações e Emergência da Brigada Militar, com informações de gritos e choro, pelas 1h10min. No local indicado, eles encontraram a moradora desacordada e com hemorragia, inserindo um torniquete no braço esquerdo dela e curativos em seu peitoral, além da aplicação de bandagem e gaze hemostática no pescoço.
“Chegamos na ocorrência em menos de um minuto. Ali, vimos a mulher caída no solo, inconsciente e com diversos ferimentos. Utilizamos todos os meios possíveis no atendimento pré-hospitalar, tateando os ferimentos dela, na tentativa de sanar o sangramento”, explicou Fernanda Mattos.
O criminoso escondeu as roupas sujas de sangue, tomou banho e tentou limpar a residência, antes da chegada dos PMs, mas acabou sendo detido. A tentativa de feminicídio foi cometida com uma faca de cozinha, na presença da filha bebê do casal.
“A vítima foi salva em uma ocorrência caótica. No meio do serviço, nos foi apontado que o criminoso ainda estava ali, se passando por um dos vizinhos. Então, durante o atendimento, ainda tivemos que acionar outros colegas para prender esse homem, que apresentava riscos, por conta de seu comportamento agressivo. A guarnição se doou 100% e, por isso, conseguimos lograr êxito”, pontuou Renato Barbosa.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminharam a vítima ao Hospital de Pronto Socorro, com quadro de saúde considerado grave, porém estável. De acordo com a Polícia Civil, já havia uma ocorrência de ameaça e agressão contra o preso, registrada em junho do ano passado. À época, a vítima chegou a pedir medida protetiva de urgência, que foi deferida, mas relacionamento acabou sendo retomado.