
Ao menos quarenta e seis municípios já reportaram danos em razão das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. No final de semana, o número de pessoas fora de casa aumentou de quinhentas e sessenta e uma para setecentas e treze. Conforme a Defesa Civil, elas estão distribuídas em treze municípios, entre eles, Amaral Ferrador, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Canguçu, São José do Norte, Turuçu, Cristal e Dom Feliciano.
Também na lista dos mais atingidos, está São Lourenço do Sul, que decretou situação de calamidade pública. Na cidade, foram registrados alagamentos e inundações graduais, em diversas áreas, urbanas e rurais. Cerca de duas mil residências foram atingidas, e instalações públicas e estradas ficaram danificadas. Na região, vinte e três pessoas estão desabrigadas e quinhentas desalojadas.
O prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten, reforçou que itens de ajuda humanitárias são entregues às famílias atingidas. As equipes da Defesa Civil Municipal e da Administração seguem em plantão permanente, monitorando as áreas mais afetadas e prestando atendimento às famílias.
Vanessa Pedroso