Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

SIM Rede de Postos chega ao Oeste de Santa Catarina

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Chapeco-Sao-Cristovao.jpg

A SIM Rede de Postos, maior rede varejista de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Brasil, prepara-se para um momento significativo de expansão em Santa Catarina: a operação de três novas unidades, sendo duas em Chapecó e uma em São Lourenço do Oeste, na região Oeste do Estado. A inauguração oficial será nesta quarta-feira, 30, com ações promocionais, brindes, experiências de marca e ofertas exclusivas para celebrar com a comunidade.

Com as novas unidades, a SIM passa a contar com onze postos em Santa Catarina, fortalecendo sua presença no Estado, que já inclui operações em Laguna, Imbituba, Itajaí e Araquari. Ao todo, serão 195 unidades no Brasil.

As três unidades da SIM terão parceria com a Shell, contarão com lojas de conveniência e seguirão o reconhecido padrão de qualidade e atendimento da SIM. No total, os novos postos representarão a geração de aproximadamente 100 empregos  diretos nas cidades, contribuindo para o desenvolvimento local e reforçando o compromisso da rede com as comunidades onde atua.

NOVAS UNIDADES

A cidade, reconhecida como polo regional, receberá duas unidades localizadas em pontos estratégicos. Uma delas ficará no Centro da cidade, na Avenida General Osório, 380, e funcionará 24 horas, todos os dias. A unidade contará com loja de conveniências completa, fraldário, wi-fi, estacionamento e o tradicional e delicioso pão de queijo da SIM, feito com receita exclusiva, além de cafés especiais moídos na hora e lanches frescos. O espaço oferecerá também mix de produtos para o cuidado automotivo, aditivos e lubrificantes.

No bairro Jardins, a unidade São Cristóvão ficará na Avenida São Pedro, 2080, e funcionará de segunda a sexta, das 6h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 22h. O posto também contará com loja de conveniências, serviços automotivos e o padrão de atendimento acolhedor da marca, em uma estrutura mais compacta e funcional.

Na cidade de São Lourenço do Oeste, próxima à divisa com o Paraná, a SIM chega com uma estrutura pensada especialmente para quem está na estrada. A unidade está localizada no km 3 da rodovia SC-157, nº 65, na Área Industrial Sul, e terá foco no atendimento a motoristas em deslocamento, oferecendo conveniência, conforto e agilidade.

Com 1.092 m², o posto contará com estacionamento amplo para caminhões, chuveiros para os motoristas, wi-fi, fraldário, loja de conveniências completa e lavagem de caminhões  terceirizada. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 6h à meia-noite e domingos e feriados das 7h às 22h.

Últimas Notícias