
Julho encerra com um novo episódio de chuva no Rio Grande do Sul devido a ruptura do padrão atmosférico em relação as últimas semanas, segundo a MetSul Meteorologia, com acumulados entre 50 mm e 100 mm. Nesta quinta-feira, 24, a Metade Norte do Estado já sentiu essa mudança com presença de instabilidade, embora em pequeno volume.
A sexta-feira, 25, será mais um dia de muitas nuvens com céu nublado a encoberto na maior parte do Estado, embora aberturas de sol ocorram entre as nuvens em diversos pontos.
Conforme o prognóstico da MetSul, não chove na maioria das cidades gaúchas, mas pontos isolados da Metade Norte podem ter precipitação leve e passageira.
O dia começa frio, mas, no geral, a temperatura não vai estar muito baixa com mínimas ao redor e pouco acima de 10ºC. Já a tarde terá marcas mais altas que as desta quinta e será amena em grande parte do RS com máximas perto e pouco superiores aos 20ºC.
Em Porto Alegre, as marcas variam entre 12ºC e 22ºC, enquanto em Caxias do Sul ficam entre 10ºC e 19ºC. Em Ausentes, os termômetros terão registro de 6ºC a 15ºC, em Vacaria a temperatura também não sobe muito, oscilando entre 8ºC e 17ºC.

Período chuvoso
Apesar da chuva não predominar em todo o Estado nesta sexta, a instabilidade deve voltar a aumentar no fim de semana.
No sábado, 26, chove no decorrer do dia na maior parte do Rio Grande do Sul. No domingo, 27, a chuva aumenta e será generalizada, podendo ser forte.
De acordo com a MetSul, a chuva segue no começo da semana que vem. Chove segunda-feira, 28, em quase todo o território gaúcho com os maiores volumes na Metade Leste. Na terça, 29, a instabilidade segue com precipitações mais irregulares.
Fonte: Metsul Meteorologia