Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Setor gastronômico da capital se une em prol do Instituto da Criança com Diabetes

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Gai-Pad-Med-Mamuang_Creditos-Koh-Pee-Pee-Divulgacao.jpg

A gastronomia de Porto Alegre será um dos pontos altos do evento beneficente No Mundo das Artes, que chega à sua 3ª edição no próximo dia 21 de outubro, no Espaço de Eventos Vista Pontal, no Pontal Shopping. Reunindo alguns dos principais nomes e casas da Capital, o encontro promete uma verdadeira celebração de sabores, aromas e solidariedade, transformando o ato de fazer o bem em uma experiência sensorial completa. O chef João Muratore assina uma das criações do jantar, além da Chef Camila Camargo, ao lado de restaurantes consagrados.

O Koh Pee Pee, que servirá o prato Gai Pad Med Mamuang, elaborado à base de frango com castanha de caju, cebola, pasta de pimenta e molho de ostra, acompanhado de arroz jasmim; Usina de Massas, com a culinária italiana e seu Casarecce com cubos de mignon aos quatro queijos; bem como Buffet Vetro e Machry Armazém e Bistrô, que preparam receitas especialmente para a ocasião. Já o Boteco Vitória e a Sanduicheria Flor de Primavera representam a diversidade da cena gastronômica porto-alegrense — do fine dining às propostas mais despojadas.

Para adoçar a noite, as delícias ficam por conta da Detalhes Lúcia Suñé, Andréa Doces, Diet Delícia, Doces Pelotenses e Divine Chocolates. Os convidados também serão brindados com espumantes da Família Geisse e da Salton, além de drinks exclusivos da Dudu Drinks. A presença do enólogo chileno Mario Geisse, referência internacional na produção de espumantes, irá abrilhantar ainda mais o brinde coletivo da festa.

Com a renda dos convites-doação inteiramente revertida ao Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD-RS), o evento é idealizado por Felipe Veiga Lima e Gabriela Fontoura Brasil, e integra o projeto social A Arte de Fazer o Bem. A iniciativa vem fortalecendo o voluntariado e o engajamento de empresas em prol de causas sociais desde 2023. A edição deste ano conta com patrocínio do Vista Pontal, General Glasses, Marfruti e Oleoplan, além de apoio estratégico da Dixon Comunicação, responsável pela articulação de imprensa e pela identidade institucional do projeto.

Últimas Notícias