
O setor de tecnologia apresentou um aumento de 66,6% no número de empresas abertas em Guaíba entre janeiro s agosto deste ano, comparado com 2024. Foram 10 novas empresas conforme dados do Observatório Econômico da Prefeitura Municipal de Guaíba, com base nos registros da Receita Federal.
Das empresas abertas, 8 (80,0%) são Microempresas (ME), 2 (20,0%) são Empresas de Pequeno Porte (EPP). A análise por atividade econômica (CNAE) aponta que o Desenvolvimento e licenciamento de softwares não customizáveis: 2 novas empresas entre janeiro e agosto de 2025 (não houve instalação no ano passado). Já a Consultoria em tecnologia da informação: 2 empresas (não houve instalação no ano passado); Suporte técnico e manutenção em TI: 2 empresas (não houve instalação no ano passado); Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificados anteriormente: 2 empreendimentos (igual no ano passado); e
Desenvolvimento de software sob encomenda: 2 empresas.
As novas empresas apresentam uma distribuição relativamente equilibrada entre os bairros, ainda que em pequena escala. Ermo, Jardim dos Lagos e Santa Rita lideram com duas aberturas cada, demonstrando certa descentralização e dinamismo local. Já os bairros Centro, Colina, Parque 35 e Pedras Brancas registraram uma abertura cada, reforçando a presença de novos negócios em diferentes áreas da cidade. Esse movimento indica que, mesmo em menor número, há um processo de pulverização das iniciativas empreendedoras, levando oportunidades de serviços e desenvolvimento econômico a diversas regiões.
Marcelo Maranata, Prefeito de Guaíba, destaca o ciclo virtuoso de inovação vivido por Guaíba. “O crescimento no setor de tecnologia não é um acaso, mas sim o resultado do protagonismo dos empreendedores locais, da qualificação de talentos e do estímulo ao empreendedorismo. Estamos desenvolvendo um ambiente de negócios amigável e favorável ao crescimento do setor, transformando ideias em negócios e inovação em oportunidades”.
OBSERVATÓRIO
A Prefeitura de Guaíba conta com uma ferramenta avançada de monitoramento e análise econômica do município: o Observatório Econômico. Ela consolida dados e indicadores econômicos do município, transformando-os em insights de alto valor para orientar decisões, planejar ações e atrair investimentos. Além disso, serve de base para apoiar projetos estratégicos e pesquisas setoriais para o fomento das atividades produtivas locais.
Com essa estrutura de inteligência, a Prefeitura reforça seu compromisso de melhorar o ambiente de negócios e potencializar o desenvolvimento econômico do município, fomentando o crescimento sustentável e competitivo da cidade.
O setor de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação do município vem atuando de forma estratégica para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação. Entre as ações realizadas, destacam-se a criação da lei de incentivos, a promoção de diversos eventos e a instituição do Comitê de Inovação, consolidando esse importante trabalho em nossa cidade.