Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Setor de tecnologia de Guaíba registra aumento na abertura de empresas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Tecnologia.jpeg

O setor de tecnologia apresentou um aumento de 66,6% no número de empresas abertas em Guaíba entre janeiro s agosto deste ano, comparado com 2024. Foram 10 novas empresas conforme dados do Observatório Econômico da Prefeitura Municipal de Guaíba, com base nos registros da Receita Federal.

Das empresas abertas, 8 (80,0%) são Microempresas (ME), 2 (20,0%) são Empresas de Pequeno Porte (EPP). A análise por atividade econômica (CNAE) aponta que o Desenvolvimento e licenciamento de softwares não customizáveis: 2 novas empresas entre janeiro e agosto de 2025 (não houve instalação no ano passado). Já a Consultoria em tecnologia da informação: 2 empresas (não houve instalação no ano passado); Suporte técnico e manutenção em TI: 2 empresas (não houve instalação no ano passado); Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificados anteriormente: 2 empreendimentos (igual no ano passado); e
Desenvolvimento de software sob encomenda: 2 empresas.

As novas empresas apresentam uma distribuição relativamente equilibrada entre os bairros, ainda que em pequena escala. Ermo, Jardim dos Lagos e Santa Rita lideram com duas aberturas cada, demonstrando certa descentralização e dinamismo local. Já os bairros Centro, Colina, Parque 35 e Pedras Brancas registraram uma abertura cada, reforçando a presença de novos negócios em diferentes áreas da cidade. Esse movimento indica que, mesmo em menor número, há um processo de pulverização das iniciativas empreendedoras, levando oportunidades de serviços e desenvolvimento econômico a diversas regiões.

Marcelo Maranata, Prefeito de Guaíba, destaca o ciclo virtuoso de inovação vivido por Guaíba. “O crescimento no setor de tecnologia não é um acaso, mas sim o resultado do protagonismo dos empreendedores locais, da qualificação de talentos e do estímulo ao empreendedorismo. Estamos desenvolvendo um ambiente de negócios amigável e favorável ao crescimento do setor, transformando ideias em negócios e inovação em oportunidades”.
 
OBSERVATÓRIO
 
A Prefeitura de Guaíba conta com uma ferramenta avançada de monitoramento e análise econômica do município: o Observatório Econômico. Ela consolida dados e indicadores econômicos do município, transformando-os em insights de alto valor para orientar decisões, planejar ações e atrair investimentos. Além disso, serve de base para apoiar projetos estratégicos e pesquisas setoriais para o fomento das atividades produtivas locais.
 
Com essa estrutura de inteligência, a Prefeitura reforça seu compromisso de melhorar o ambiente de negócios e potencializar o desenvolvimento econômico do município, fomentando o crescimento sustentável e competitivo da cidade.

O setor de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação do município vem atuando de forma estratégica para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação. Entre as ações realizadas, destacam-se a criação da lei de incentivos, a promoção de diversos eventos e a instituição do Comitê de Inovação, consolidando esse importante trabalho em nossa cidade.

Últimas Notícias