
Senadores que vão aos Estados Unidos para discutir as tarifas de 50% impostas ao Brasil definiram as estratégias da viagem em reunião com o Itamaraty, nesta quarta-feira (23).
O grupo conta com oito congressistas e embarca para o país na próxima semana, com a orientação de busca por diálogo com empresários e políticos norte-americanos.
A viagem ficará restrita a conversas, sem entrar no campo de negociações, conforme ficou acordado entre políticos e o Itamaraty.
A reunião desta quarta contou com a presença do chanceler Mauro Vieira e da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti.
Diplomatas e representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio, como a secretária de Comércio Exterior, Tatiane Prazeres, e o chefe de gabinete do vice-presidente, Geraldo Alckmin, também participaram do encontro.
Os detalhes a respeito da agenda serão definidos até o fim da semana, conforme indicou o presidente da comitiva de senadores, Nelsinho Trad (PSD-MS).
“A agenda técnica vai terminar de ser concluída até o final dessa semana, onde nós vamos reunir com empresários, americanos que têm negócios com o Brasil, empresários brasileiros que têm negócios nos EUA e parlamentares americanos”, afirmou o senador.
Comitiva tem apoio do governo
A comitiva ganhou apoio do governo, conforme apurou o R7. Os detalhes foram discutidos durante reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o comitê de negociações do governo federal.
“Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação. Na questão comercial, entendemos que há equívocos do governo dos Estados Unidos, porque [o país] tem superávit na balança comercial”, disse Alckmin após reunião com senadores, na semana passada.
O grupo conta com nomes que defendem o agronegócio, governistas e alguns representantes da oposição. Veja a lista:
- Nelsinho Trad (PSD-MS) – presidente do grupo;
- Tereza Cristina (PP-MS);
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
- Jaques Wagner (PT-BA);
- Esperidião Amin (PP-SC);
- Rogério Carvalho (PT-SE);
- Fernando Farias (MDB-AL);
- Carlos Viana (Podemos-MG).
Fonte: R7