Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Senac lança o primeiro cursoTécnico em Inteligência Artificial do RS

Crédito: Agência Gov | Via Serpro

Com o objetivo de atender à crescente demanda por profissionais capacitados na área da tecnologia, o Senac-RS ofertará o primeiro curso Técnico em Inteligência Artificial do Estado. A turma pioneira será realizada no Senac Tech, em Porto Alegre, com início em novembro. Para preencher uma das vinte vagas disponíveis, o interessado deverá cumprir alguns pré-requisitos, como possuir 16 anos completos, estar, no mínimo, no 2º ano do Ensino Médio, e ter conhecimentos prévios em sistemas operacionais. 

Ao longo das 1.200 horas de duração de curso, os alunos tornam-se capazes de utilizar IA para automatizar processos, tomar decisões baseadas em dados e criar soluções inovadoras, que impulsionam a eficiência e a competitividade nos mais variados setores.

A capacitação ainda conta com um diferencial: as certificações intermediárias. Ou seja, ainda durante a formação, o aluno obtém certificado como “assistente de suporte computacional”, “assistente de análise de dados” e “assistente de desenvolvimento em IA” – o que permite inserção no mercado de trabalho praticamente desde o início do curso.

“O Senac-RS inova, mais uma vez, ao ofertar uma formação técnica que atende a uma importante demanda tanto do mercado quanto da sociedade. A Inteligência Artificial já é uma realidade. E nossa instituição se coloca como protagonista no cenário de formação de profissionais qualificados e éticos nesse campo de atuação”, afirma a diretora regional do Senac-RS, Sandra Lindorfer.

Para a diretora do Senac Tech, Daniela Corso Favaretto, o curso chega no momento oportuno. “Avanços tecnológicos, automação e a crescente adoção de IA por empresas de todos os setores estão alavancando o mercado de trabalho para quem lida com Inteligência Artificial. Nossa escola possui a expertise e os melhores profissionais da área para capacitar uma nova geração de programadores”, destaca.

Últimas Notícias