
Foi aceso, na manhã desta segunda-feira, o fogo simbólico da Pátria no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, dando início às celebrações da Semana da Pátria. A cerimônia foi conduzida pela Liga de Defesa Nacional (LDN) no Rio Grande do Sul, com apoio da 6ª Divisão de Exército (6ª DE), Força Aérea Brasileira (FAB), Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), Brigada Militar (BM) e demais órgãos.
A solenidade contou com a presença de autoridades, como a vice-prefeita Betina Worm. A chama que simboliza o patriotismo permanecerá guarnecida no local até o próximo domingo, quando ocorre o desfile cívico da Pátria na avenida Edvaldo Pereira Paiva, que, por sua vez, deve contar com sete mil participantes desfilando, entre civis e militares.
A chamada Corrida do Fogo Simbólico, iniciada no Rio Grande do Sul em 1937, ocorre há 88 anos ininterruptos, e, neste ano, além da celebração dos 203 anos da Independência do Brasil, a solenidade também homenageou os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), celebrados em 2025. Solenidades similares ocorrem em municípios do interior gaúcho.
“Esta cerimônia é uma oportunidade em que não apenas reunimos a comunidade militar, mas também uma parcela significativa da população, através de suas associações. O fogo simbólico da Pátria, ao longo das últimas semanas, percorreu mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul”, salientou o comandante da 6ª DE, general de divisão Jayro Rocha. O presidente da LDN no RS, Marco Danghi Pinheiro, disse que a condução da chama é uma grande responsabilidade.
“Não apenas minha, mas dos parceiros compatriotas que estão me acompanhando. Dedicamos tempo a isto porque acreditamos nisto, mas não é uma crença tipo fé. É por premissas, valores, conceitos do que é uma pátria e uma nação. É por isso que fazemos, e com muito orgulho esperamos que consigamos passar este sentimento para as próximas gerações”, salientou. Uma centelha do fogo simbólico da Pátria foi entregue a representantes do Clube Jangadeiros, para o acendimento da pira localizada neste estabelecimento.
Correio do Povo