
Investigado pela Polícia Federal (PF), Marcelo Caumo deixou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano nesta quinta-feira, conforme antecipou a reportagem. A ação dá conta de supostas irregularidades no uso do dinheiro federal para custos ligados à recuperação em razão das enchentes de 2024. O inquérito diz respeito ao período em que Caumo esteve a frente da Prefeitura de Lajeado, entre 2017 e 2024.
Oficialmente, Caumo deixará a função para poder responder às investigações com maior tranquilidade. Porém, houve a análise política do episódio. Especialmente, o desgaste que o caso provocaria à gestão estadual.
Em nota, o governo do Estado anunciou:
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, colocou o cargo à disposição nesta quinta-feira (13/11). O governador Eduardo Leite aceitou e pediu que ele apresentasse a carta com o pedido de exoneração. O secretário-adjunto Fernando Classmann irá assumir interinamente a pasta até que o governador defina o novo titular. A expectativa é de ter essa definição na próxima semana.
Fonte: Correio do Povo