Porto Alegre é produto e Turismo é negócio. Foi assim que a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth começou sua palestra durante o MenuPOA, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) em sua sede, no Palácio do Comércio. Ela listou uma séria de projetos para serem executados na capital como forma de estimular o turismo, entre os quais a atração de empresas que operam com moedas digitais, o polo cervejeiro, a consolidação da capital mundial do churrasco e a instalação de um polo náutico. “Já estamos em negociação com uma empresa padra a implantação de uma escola pública de vela e uma marina pública. Queremos desenvolver a atividade para torná-la rentável ao município”, comenta Fernanda.
Para ela, todas as cidades, ainda mais após a reforma tributária, vão disputar este turista, mas, no nosso caso, precisamos garantir a ambiência necessária para isto. É o mesmo que você precisa para manter empreendedores aqui e atrair novos, entre eles a infraestrutura, limpeza urbana, iluminação pública, segurança pública. A secretaria trabalha com um projeto chamado “Porto Alegre +1”, em parceria com o Convention Bureau, Sebrae e Embratur, a fim de criar pacotes turísticos que incluam mais dias de estadia na Capital, em contraponto aos destinos da Serra, por exemplo.
Entre as atividades previstas para estimular a atividade estão o desenvolvimento de uma competição entre influencers digitais, com uma premiação para aquele que melhor desenvolver estratégias digitais para dar visibilidade para a capital – “podermos escolher o melhor para ser embaixador de Porto Alegre – uma sala do empreendedor itinerante. “Precisamos cumprir regras para projetos prometidos e com isso trazer os empreendedores para espaços como o Centro Histórico, transformando-o em um lugar aprazível de circular”, comenta.