Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Secretária investe na transformação do turismo na capital

Porto Alegre é produto e Turismo é negócio. Foi assim que a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth começou sua palestra durante o MenuPOA, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) em sua sede, no Palácio do Comércio. Ela listou uma séria de projetos para serem executados na capital como forma de estimular o turismo, entre os quais a atração de empresas que operam com moedas digitais, o polo cervejeiro, a consolidação da capital mundial do churrasco e a instalação de um polo náutico. “Já estamos em negociação com uma empresa padra a implantação de uma escola pública de vela e uma marina pública. Queremos desenvolver a atividade para torná-la rentável ao município”, comenta Fernanda.

Para ela, todas as cidades, ainda mais após a reforma tributária, vão disputar este turista, mas, no nosso caso, precisamos garantir a ambiência necessária para isto. É o mesmo que você precisa para manter empreendedores aqui e atrair novos, entre eles a infraestrutura, limpeza urbana, iluminação pública, segurança pública. A secretaria trabalha com um projeto chamado “Porto Alegre +1”, em parceria com o Convention Bureau, Sebrae e Embratur, a fim de criar pacotes turísticos que incluam mais dias de estadia na Capital, em contraponto aos destinos da Serra, por exemplo.

Entre as atividades previstas para estimular a atividade estão o desenvolvimento de uma competição entre influencers digitais, com uma premiação para aquele que melhor desenvolver estratégias digitais para dar visibilidade para a capital – “podermos escolher o melhor para ser embaixador de Porto Alegre – uma sala do empreendedor itinerante. “Precisamos cumprir regras para projetos prometidos e com isso trazer os empreendedores para espaços como o Centro Histórico, transformando-o em um lugar aprazível de circular”, comenta.

Últimas Notícias