Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae RS reconhece Salas do Empreendedor com o Selo de Referência

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Freepik-empreendedorismo-scaled.jpg

O Sebrae RS vai reconhecer, mais uma vez, o trabalho das prefeituras e equipes municipais que se dedicam a fortalecer o empreendedorismo no Estado. Por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, a instituição destaca as Salas do Empreendedor que se sobressaem pela qualidade no atendimento e pela oferta de serviços que impulsionam o desenvolvimento local e os pequenos negócios.

A certificação faz parte de uma metodologia nacional de avaliação que, todos os anos, analisa o desempenho das Salas do Empreendedor em diversos critérios. São avaliados aspectos como qualidade do atendimento, uso estratégico das redes sociais, divulgação de cursos e capacitações, incentivo à participação em compras públicas, além da formação e melhoria contínua das equipes. Parte desse processo é feita por meio de clientes ocultos, que simulam atendimentos e atribuem notas com base em critérios definidos pelo regulamento.

No Rio Grande do Sul, o processo estadual de certificação é realizado desde 2019, reconhecendo as Salas em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Essas classificações refletem o comprometimento das equipes locais e a qualidade dos serviços oferecidos gratuitamente aos empreendedores.

“O Selo de Referência em Atendimento é uma forma de valorizar o esforço das equipes municipais que estão na linha de frente do apoio ao empreendedor. Elas têm papel fundamental na transformação da economia local, oferecendo orientação e soluções que fortalecem os pequenos negócios”, destaca Jadiel Klaus, coordenador estadual do Projeto Salas do Empreendedor.

A cerimônia de entrega dos Selos estaduais, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, está prevista para dezembro de 2025. Já o Selo Diamante, concedido pelo Sebrae Nacional, será entregue em 2026, reconhecendo as Salas que atingirem os mais altos padrões de excelência no atendimento.

Presente em todas as regiões do Estado, o Rio Grande do Sul conta hoje com mais de 220 Salas do Empreendedor, que juntas atendem mais de 87% das micro e pequenas empresas gaúchas. Esses espaços funcionam como centros de suporte e orientação, oferecendo informações, capacitações, consultorias e apoio à formalização e à gestão dos negócios.

“Por trás de cada Sala do Empreendedor há pessoas comprometidas em fazer o pequeno negócio dar certo. Esse reconhecimento celebra o trabalho de quem, todos os dias, contribui para gerar renda, oportunidades e desenvolvimento nos municípios gaúchos”, reforça Klaus.

Transformar Juntos

Iniciativa nacional do Sebrae, o Transformar Juntos tem como propósito aproximar o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil em torno da construção de soluções para o desenvolvimento local. O evento promove a troca de experiências e boas práticas entre gestores públicos, lideranças e especialistas, incentivando políticas voltadas à inovação, sustentabilidade e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios brasileiros.

Realizado em todas as regiões do país, o encontro é um espaço de diálogo e articulação para transformar desafios em oportunidades, impulsionando a melhoria da gestão pública e o crescimento econômico dos territórios.

Últimas Notícias