Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae RS realiza evento com foco em tendências globais para o varejo

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Evento-Google_janeiro-2025.jpg

No dia 9 de janeiro, a sede do Google em Nova York será palco do Retail Day Sebrae, evento exclusivo que reunirá delegações do Sistema Sebrae de diversos estados brasileiros. Organizado pelo Sebrae RS, o encontro será uma oportunidade única para empresários, pequenos negócios e líderes do setor varejista se atualizarem sobre as principais tendências do mercado, com conteúdos estratégicos apresentados por grandes players globais como o Google e a ThoughtWorks.

O evento faz parte da programação exclusiva do Sebrae na NRF 2026, maior feira de varejo do mundo, e tem como objetivo proporcionar aos participantes um acesso privilegiado às inovações do setor, além de promover o networking entre líderes e especialistas de todo o Brasil.

De acordo com Fabiano Zortea, especialista em varejo e consumo do Sebrae RS, “o Retail Day será uma verdadeira imersão nas principais transformações do varejo, com foco na aplicação da inteligência artificial aos pequenos negócios e as tendências emergentes para 2026”. O evento contará com apresentações de executivos do Google que compartilharão insights sobre as perspectivas de 2025 e os impactos da IA no setor. Além disso, a ThoughtWorks, através de Juliana Velozo, trará um panorama das inovações tecnológicas previstas para o futuro do varejo.

Zortea explica que o Retail Day não será apenas um espaço de aprendizado, mas também de troca de experiências. “O evento proporcionará um ambiente ideal para que os empresários brasileiros se conectem com outros líderes do varejo e compartilhem ideias e estratégias que podem impactar positivamente seus negócios. A programação inclui ainda um happy hour de networking, permitindo que todos os participantes ampliem sua rede de contatos em um ambiente descontraído”, detalha. 

O Retail Day é um projeto-piloto criado pelo Sebrae RS e visa consolidar um espaço nacional dentro da programação da NRF. O evento antecipa tendências globais, proporciona conteúdos aplicáveis para o empreendedorismo brasileiro e fortalece as conexões entre as delegações dos Sebraes estaduais. Ao reunir diferentes estados em torno de um conteúdo relevante e estruturado, o evento se destaca como uma das iniciativas mais inovadoras e estratégicas para o varejo brasileiro.

Para Zortea, “o Retail Day é um marco na construção de uma referência nacional dentro da NRF. Ele oferece aos empreendedores brasileiros a oportunidade de se antecipar às tendências globais e aplicar esse conhecimento no desenvolvimento de seus negócios.”

Confira o que está na programação: 

Google: Gutemberg Almeida / Desmistificando AI

Google: Alessandro Luz / Insights Flash Black 2025

Thoughtworks: Juliana Velozo / AI Aplicada

Sebrae: Fabiano Zortéa / NYC Study Tour

Networking / Happy hour

Últimas Notícias