Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae RS conecta pequenos negócios às principais tendências mundiais

Crédito: Divulgação

Com o objetivo de conectar pequenos negócios gaúchos às principais tendências globais, o Sebrae RS consolidou em 2025 um dos mais robustos programas de imersões internacionais já realizados pela instituição. A metodologia, implementada há 14 anos, que combina preparação, vivência em campo e acompanhamento pós-evento, tem garantido que empreendedores tragam ao Rio Grande do Sul novas práticas, inovação e oportunidades concretas de desenvolvimento.

Segundo Augusto Martinenco, gerente de competitividade setorial do Sebrae RS, a proposta vai muito além de visitar feiras e eventos. “As imersões internacionais estão ancoradas em três grandes etapas”, explica. “A primeira é a preparação, quando orientamos os empresários sobre o que vão encontrar, alinhamos os objetivos individuais e organizamos a agenda para que cada participante aproveite o máximo. Durante a imersão, vivenciamos a programação, participamos de grandes eventos e realizamos visitas técnicas a operações de destaque nos países visitados. Já no pós-imersão, cada empresa constrói um plano de ação e recebe nosso acompanhamento para aplicar aquilo que fez mais sentido ao seu negócio.”

Martinenco destaca que esse modelo é um dos grandes diferenciais do Sebrae. “Não se trata apenas de consumir conteúdo. O foco é transformar os insights em prática, respeitando as particularidades locais. Acompanhamos as empresas na implementação e celebramos os resultados em encontros que mostram, na prática, o impacto da experiência internacional.”

Ao longo de 2025, o Sebrae RS apoiou imersões em nove grandes polos internacionais, conectando empreendedores a ecossistemas de referência mundial em varejo, indústria, inovação, turismo, alimentação e saúde. No total, dezenas de empresas gaúchas participaram das atividades, visitando Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, Portugal e outros hubs estratégicos, ampliando sua visão de mercado e fortalecendo sua capacidade de inovação. 

Últimas Notícias