Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Loja Tela lança Black Friday com a participação de marcas gaúchas

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Sebrae-Tela-scaled.jpg

A Loja Tela, iniciativa do Sebrae RS que funciona como um laboratório de varejo para pequenos negócios, anuncia sua entrada oficial na campanha de Black Friday. Entre os dias 27 e 30 de novembro, as marcas do atual ciclo da curadoria “Origens que Inspiram” participarão da ação, oferecendo excelentes descontos. Segundo Francine Oliveira Danigno, analista de Articulação e Projetos do Sebrae RS, a decisão reforça o compromisso da Tela em acompanhar o calendário estratégico do varejo.

“A Loja Tela é um laboratório do varejo e, como tal, precisa estar alinhada com as principais datas comemorativas do mercado. A Black Friday é uma das mais importantes, e a loja não ficaria de fora”, destaca.

Ela também ressalta o engajamento dos empreendedores que fazem parte do projeto. “Praticamente todas as marcas resolveram entrar na ação. O mais interessante é que, normalmente, empresas de alimentos e bebidas participam pouco de ações como a Black Friday, mas aqui conseguimos construir com os empresários uma estratégia em que eles perceberam valor e toparam entrar junto. Teremos várias ativações desse segmento, o que é uma novidade muito bacana para a loja”, afirma.

CICLO

A Black Friday marca o início do segundo ciclo da curadoria da Tela, inaugurado nos dias 17 e 18 de novembro, com a chegada de 30 novas marcas autorais gaúchas. Os empreendedores representam diversas regiões do Estado e apresentam produtos que refletem identidade, território, processos criativos e formas de viver.

O mix inclui moda, design, produtos gastronômicos, acessórios e bem-estar, reforçando o propósito da Tela de conectar origem, estilo e propósito em uma experiência de consumo mais consciente e afetiva.

Modelo inédito no Brasil, a Loja Tela é um espaço onde micro e pequenas empresas podem testar soluções, aprimorar sua estratégia comercial e aumentar sua competitividade. No primeiro ciclo, 23 marcas gaúchas integraram o projeto. Agora, com a ampliação para 30 marcas, a proposta ganha ainda mais robustez e diversidade.

Além da operação na loja física, o ciclo também contará com ações externas, parcerias e experiências que aproximam o público das marcas e ampliam a visibilidade da curadoria. Para Francine, a Black Friday na Tela “representa uma oportunidade estratégica tanto para os empreendedores quanto para os consumidores, que poderão conhecer, experimentar e adquirir produtos autorais gaúchos com condições especiais”.

Últimas Notícias