Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae promove encontro de negócios na Geronto Fair

_Crédito: Dinarci Borges/Divulgação

A Sessão Sebrae de Negócios que vai conectar empresas às demandas reais dos residenciais geriátricos do Rio Grande do Sul será uma atividade que estará na Geronto Fair, que acontece em Gramado (RS), no Centro de Eventos do Serra Park, de 03 a 05 de setembro. Essa iniciativa é uma parceria entre o Sebrae RS e o Sindihospa, reunindo fornecedores, gestores de residenciais e empreendedores do setor para fortalecer toda a cadeia produtiva da área de cuidados com idosos. Segundo Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, esta presença do Sebrae, que mobiliza o nicho de micro, pequenas empresas e Startups, ilustra a importância do propósito da nossa feira, que é a de unir as pontas de diversas cadeias produtivas que compõem todo o universo da Economia Prateada que cresce geometricamente nos últimos anos.

Serão mais de 40 empresas que vão participar deste encontro exclusivo que tem como objetivo de gerar conexões, promover parcerias estratégicas e ampliar oportunidades de negócios entre empresas com foco na Economia Prateada. “Além de se aproximar de novos clientes, as empresas terão a chance de negociar com outros expositores e participantes da feira, potencializando resultados e ampliando sua rede de contatos”, diz Ana Paula Rezende, coordenadora setorial da cadeia da Saúde e Bem Estar do Sebrae. A Sessão de Negócios será no primeiro dia da feira, 05 de setembro, das 14h às 17h, nos pavilhões do Serra Park. E será necessário a inscrição prévia no seguinte endereço: https://portaldenegociosebrae.com.br/empresa/eventos

Para facilitar o deslocamento dos participantes, o Sebrae vai disponibilizar ônibus com saída de Porto Alegre, na manhã do dia 5 de setembro e retorno no final da tarde. “A presença do Sebrae é muito importante porque vai conectar as empresas do Rio Grande do Sul com os principais players da Economia Prateada”, finaliza Ana Paula Rezende.

Últimas Notícias