Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sapiranga Summit terá conhecimento de alta qualidade

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: AI.webp

Já consolidado como o maior evento de inovação e tecnologia do Vale do Sinos, o Sapiranga Summit 2025 trará muitas novidades e palestrantes de renome nacional. Nesta terceira edição, que ocorre de 13 a 15 de agosto, os visitantes poderão conhecer e interagir com as empresas residentes no Fly.Hub, o hub público de tecnologia de Sapiranga, considerado o maior do Estado.

O Sapiranga Summit caracteriza-se pela democratização do acesso à temas de base para uma nova economia, mais competitiva e de valor agregado. “Temos a missão de levar conhecimento de alta qualidade para o maior número de pessoas, além de abrir espaço para a inovação da nossa cidade, a partir do trabalho que desenvolvemos nas escolas”, explica Paula Kayser Júnior, diretor de inovação de Sapiranga e Head do Fly.Hub.

Entre os palestrantes já confirmados estão Caito Maia, fundador da marca Chilli Beans e jurado do reality Shark Tank Brasil; Rony Meisler, um dos empreendedores mais influentes do Brasil, ex-CEO e cofundador do Grupo Reserva e da Ar&Co; e Marco Túlio Lara, integrante da banda Jota Quest, que promete unir música e reflexões sobre reinvenção pessoal e profissional. Também estarão presentes como palestrantes Hortência (lenda do basquete feminino e comentarista do Sportv), Rick Chester (o famoso “Vendedor de Água”, case de vendas e marketing); o Professor e Coordenador MBA em Gestão da Inovação, Alexandre Uehara, que possui mais de 20 anos de experiência de mercado em Gestão, Estratégia e Cultura de Inovação Corporativa, e Carlos Piazza, futurista, comunicador e educador, referência em transformação digital com foco na sociedade além de embaixador do Teach the Future no Brasil e TED Talker, atua como autor, professor e consultor, ajudando pessoas e empresas a compreenderem as mudanças do mundo digital.

CONECTIVIDADE

Entre as novidades do ano, está a Arena 360° com capacidade para 1000 pessoas e que deixará os speakers, literalmente, no centro das discussões. “A Arena será nosso palco principal e é inovadora no formato, pois usará parte da estrutura do nosso hub de inovação, o Fly.Hub, e a reserva técnica que temos para futuras ampliações”, explica Paulo Kayser, diretor de Inovação de Sapiranga e Head do Fly.Hub. Além disso, contará com o palco Conexões, com capacidade para 120 pessoas e o palco da Cultura, com capacidade para 80 pessoas, e que trará apresentações artísticas.

Para o dia 14 de agosto, primeiro dia de evento, estão confirmados painéis que vão abordar assuntos como o crescimento colaborativo; o poder das comunidades na economia digital; cases de startups regionais e as que investem em sustentabilidade; os conceitos de inovação aberta e fechada e a inovação no setor público, além do mundo do trabalho diante das novas possibilidades criadas pela inovação.

No dia 15 de agosto, as novas carreiras; empreendedorismo feminino no setor; a Inteligência Artificial e o uso em diferentes setores, desde jurídico até saúde e educação; cidades inovadoras e análise de dados e decisões estratégicas. Em 16 de agosto, estão programadas discussões sobre as novas carreiras; plataforma colaborativa; crescimento acelerado de negócios a geração Z (hiperconectada), além de ecossistemas de inovação e seus desafios.

A Multi Feira reúne 40 projetos de inovação oriundos da Escola São Mateus, que poderão ser conhecidos pelos participantes e o melhor deles ganhará o Prêmio Inova Sapiranga no palco principal. Outra premiação é do Grand Prix de Inovação do Senai, que busca incentivar o trabalho de estudantes, professores e outros especialistas para criar, desenvolver e prototipar soluções para a indústria. Por fim, a Vila de Startups é outra novidade e trará uma seleção de empresas nascentes selecionadas pela Feevale.

Últimas Notícias